Alentejo, Centro e Extremadura unidos em torno da eficiência energética

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu na passada quarta-feira, dia 20 de março, a segunda reunião de coordenação presencial do TRANSCOM- EUROACE.

Este projeto, coordenado pela Agência de Energia da Extremadura (Agenex), resulta de uma contínua cooperação institucional entre vários parceiros, nos quais se incluem a CIMAA e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), entre outros.

Integrado no programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP), o seu principal objetivo é o estabelecimento de uma Rede Transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE.

Para tal, irá desenvolver um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), que permitirá implementar um sistema de apoio para os interessados na criação e desenvolvimento de comunidades energéticas, que envolvam: autoridades locais, cidadãos e pequenas e médias empresas. Todos estes fatores irão contribuir para que consigamos alcançar uma transição energética justa e inclusiva, através do fomento de investimento em infraestruturas sustentáveis, bem como da participação de parceiros que, tradicionalmente, não estão envolvidos no setor energético, mas que desempenham um papel importante.

A reunião foi pautada pela abordagem ao projeto, com foco na gestão financeira, tarefas técnicas e estratégia de comunicação que serão desenvolvidas. A estes tópicos juntaram- se ainda breves apresentações subordinadas aos temas: “Estudos: Iniciativas, tarefas e padrões de comportamento na zona EUROACE”; Criação de estratégias: locais, regionais e uma estratégia para o desenvolvimento de ações transfronteiriças em toda a zona EUROACE; “Implementação e arranque de projetos comunitários de energia”.

Pode seguir o Projeto TRANSCOM-EUROACE nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou no website. Embora ainda se encontre em fase de construção, já contém alguma informação, AQUI.

Para além da CIMAA, AREANATejo e da Agenex, estiveram ainda presentes as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central, do Baixo Alentejo e da Beira Baixa, a Federación de Municipios y Provincias de Extremadura (FEMPEX), a Diputación Provincial de Cáceres, a Diputación de Badajoz – Área de Desarrollo Rural e Sostenibilidad, as DG de Cooperativas e Economía Social e DG de Desarrollo Rural (Junta de Extremadura), bem como as Universidades de Évora e da Extremadura.

A eurorregião EUROACE é integrada pelas regiões do Alentejo e Centro de Portugal, por um lado, e a Comunidade Autónoma de Extremadura, de Espanha, por outro. Foi criada a 21 de setembro de 2009 em Vila Velha de Ródão, materializando a vontade das três regiões em reforçar e dar um novo impulso às suas relações de cooperação.