Portalegre: Summer School chegou ao fim com balanço positivo

SummerSchoolDurante a primeira quinzena de Julho de 2012, decorreu na ESTG-IPP o Programa Intensivo Erasmus sobre Otimização e Sistemas de Apoio à Decisão para Cadeias Logísticas (Optimization and Decision Support Systems for Supply Chains, Odss4SC), sob a forma de uma Summer School. Esta Escola de Verão reuniu quatro dezenas de estudantes de 15 países, oriundos da Europa Central e do Sul, da Escandinávia, e oriundos da América Central e do Sul, bem como da Ásia.

As sessões técnicas iniciaram-se na segunda-feira, 2 de Julho, com um seminário introdutório no Auditório Dr. Francisco Tomatas, na ESTG, finalizando-se com um workshop na sexta-feira, 13 de Julho. Dada a grande dispersão de nacionalidades e de línguas nativas, a língua de trabalho foi integralmente o inglês. O curso estava estruturado em sessões teóricas, sessões práticas e visitas técnicas a unidades fabris e empresariais da nossa região.

Realizaram-se diversas visitas técnicas. Nomeadamente, à fábrica e adega da DELTA em Campomaior; às instalações fabris da Evertis em Portalegre, para reciclagem e produção de PET, bem como para produção de filme para a indústria alimentar; à VALNOR, em Avis, destacando-se a unidade de valorização orgânica (compostagem) e a de digestão anaeróbia para produção de biogás. O Diretor de Logística da Jerónimo Martins também se deslocou a Portalegre para apresentar o funcionamento do respetivo sistema logístico, sendo calorosamente acolhido pelos participantes.

Globalmente, as sessões seguiram uma estratégia pull, iniciando-se pela distribuição e vendas, e finalizando-se com a selecção de fornecedores. Pelo meio, visaram-se as indústrias petroquímica, farmacêutica, manufatura, e tratou-se também a logística inversa. O cálculo de optimização baseou-se em aplicações da IBM/ILOG, tendo sido convidado também um especialista desta multinacional para apoio computacional.

A organização desta Escola de Verão proporcionou, ainda, um programa cultural e recreativo, a par das atividades de estudo que ocupavam a maior parte do dia. Os participantes desta Summer School puderam visitar o Museu de Tapeçaria Guy Fino, o Mercado Municipal e foram ainda frequentadores assíduos de alguns bares e restaurantes da nossa cidade. Os participantes e docentes visitaram ainda Alter do Chão, Crato, Nisa, Castelo de Vide, Marvão e Arronches, sendo sempre recebidos com a maior simpatia pelas gentes e instituições destas localidades. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar Elvas, que foi recentemente nomeada pela UNESCO para património cultural da humanidade, o seu Museu de Arte Contemporânea, a Escola Superior Agrária de Elvas, entre outros locais de interesse.