Tarifas reguladas de gás e eletricidade no “À Conversa Com”

MaraConstantinoRCMO fim das tarifas reguladas do gás e da água foi adiada para, pelo menos, até 2017. Segundo Mara Constantino da delegação de Évora da DECO – Defesa do Consumidor, que é a convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”, onde nos fala acerca deste assunto.

Esta medida surge “para garantir que as empresas desenvolvem ofertas mais competitivas”. “A alteração do calendário já tinha sido posta em cima da mesa no final do ano passado, trata-se de um prazo muito mais alargado do que pretendia a Troika, que logo no início da intervenção em Portugal exigiu o fim imediato das tarifas reguladas. As autoridades internacionais acabariam por  aceitar a proposta portuguesa, para manter um regime transitório, mas o prazo fixado para o final de 2015 caiu, e poderá voltar a cair se for necessário. Pelo menos até 2017 o governo vai permitir que as pessoas continuem a escolher a melhor oferta e, se for preciso, dá-se outro prazo, porque o objetivo não é cortar a luz a ninguém”, garante a jurista da DECO.

Mara revela ainda que a DECO tem recebido algumas reclamações: “temos de facto na DECO recebido várias reclamações neste setor, nomeadamente a duplicação de faturação, as pessoas sentem-se confusas, ou seja, fazem a mudança, e em determinada altura já não sabem qual é o fornecedor que efetivamente lhes está a fornecer energia, porque estão a liquidar aquele que contraram em ultima instância, mas o que é certo é que continuam a receber faturas de outro comercializador, chegamos ao ponto de terem cartas com aviso de corte”.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”