Reguengos: Museu do Fresco inaugura exposição

Exposio_no_Museu_do_FrescoO Museu do Fresco, na vila medieval de Monsaraz, vai apresentar a partir de hoje, dia 21 de julho, a exposição “Perdigões: O centro de um mundo – Revelações de uma comunidade pré-histórica”. Esta mostra de arqueologia vai estar patente durante um ano e pode ser visitada todos dias entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 18h.

O povoado dos Perdigões, ocupado entre os anos 4000 e 3000 a.C., situa-se a cerca de um quilómetro de Reguengos de Monsaraz e é um grande complexo de recintos delimitados por grandes fossos, com necrópoles e um cromeleque de menires associado, que teve início no final do Neolítico e durou até ao início da Idade do Bronze.

O sítio terá tido um papel muito importante para as comunidades que habitavam aquela área na Pré-história e seria, provavelmente, um local utilizado para a prática de cerimónias rituais relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados. São os vestígios dessas práticas que têm vindo a ser postas a descoberto pelo Núcleo de Investigação Arqueológica da ERA Arqueologia, que desenvolve há 16 anos campanhas de escavação no local, que vão estar em exposição no Museu do Fresco. As investigações em curso são financiadas pelo Esporão, pela ERA e por um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia.