CAMPO MAIOR: CENTRO ESCOLAR DITA O FIM DAS ESCOLAS ANTIGAS

Crato3O ministro da Educação, Nuno Crato (na foto), considerou “muito importante” a implementação dos novos Centros Escolares no país.

Nuno Crato presidiu esta manhã, em Campo Maior, ao lançamento da primeira pedra no novo Centro.

O ministro considerou que se trata da “conclusão de uma etapa da nossa educação, que se está a concluir com sucesso, que é a junção de antigas escolas muito pequenas e com poucas condições em escolas com maior dimensão, que permitem aos jovens terem mais experiências e às escolas partilharem recursos e professores”, justificou.Crato1

O governante foi recebido por alguns manifestantes do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que revindicaram uma explicação por parte de Crato sobre assuntos como “os cortes anunciados na educação, os despedimentos e a criação dos mega-agrupamentos”.

Ver aqui Fotoreportagem I

Ricardo Pinheiro, o presidente do município de Campo Maior, considerou que este dia “é de festa para todos” e ficará guardado na memória “como mais um passo para a substituição de todas as escolas do centenário existentes no concelho”.

Esta nova infra-estrutura tem capacidade para acolher 800 alunos, desde o pré-escolar ao 9ºano de escolaridade.

Crato4A obra tem um custo total de oito milhões de euros, com comparticipação FEDER de 6,8 milhões de euros. Na contrapartida pública nacional, o município de Campo Maior assume um investimento de 633 mil euros e o ministério da Educação de 578 mil euros.

Ver aqui Fotoreportagem II

O novo Centro Escolar tem uma área de construção de 4096 metros quadrados e é constituída por 20 salas do 1º ciclo, oito salas de ensino pré-escolar, e salas do 2º e 3º ciclo, biblioteca, refeitório, salas polivalentes e ainda um pavilhão desportivo.