CEN procura novos atletas para secção de atletismo

A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação pretende captar jovens atletas para a modalidade. Nesse sentido, decorrem todas as segundas, quartas e quintas-feiras treinos no Estádio Municipal de Atletismo, como nos referiu o responsável pela secção, Hugo Tavares: “quero relembrar os pais que o atletismo não se esgota na corrida. Temos várias vertentes, como o salto em comprimento e os lançamentos e queremos de futuro ter atletas a praticar estas vertentes”.

Para o primeiro treino não é necessária inscrição, uma vez que é necessário perceber “se as crianças tem vontade de regressar”.

Hugo Tavares revela que a pandemia “tem condicionado um pouco os treinos mas o número de atletas tem-se mantido. Temos conseguido mantê-los motivados”.

Os treinos para as camadas mais jovens decorrem segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 18 e as 20 horas, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação conta, atualmente, com 23 atletas.

Com Casa do Bilhar quase pronta, Câmara de Campo Maior prepara mais habitação social

A obra de reabilitação e adaptação do Antigo Edifício da Misericórdia, a Casa do Bilhar, a habitação social, encontra-se já em estado avançado de execução.

Este é um edifício emblemático do Centro Histórico de Campo Maior que ganha agora uma nova vida e vai permitir que o Município disponibilize mais oferta habitacional nesta zona da vila.

Ao todo, como adianta o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão cinco as famílias que, dentro em breve, poderão encontrar um teto na Casa do Bilhar, sendo, a partir desta intervenção, dado o arranque para aquela que é a Estratégia Local de Habitação do concelho.

“Iniciámos já a fase de pisos e azulejos, portanto, isso dá bem o indício do que é o estado da obra”, revela o autarca, relativamente à Casa do Bilhar, assegurando que, de início, o projeto, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), previa quatro fogos de habitação social. “Não satisfeitos, modificámos algumas coisas internamente e passámos a ter cinco fogos de habitação social. Portanto, é mais uma injeção de pessoas que poderemos vir a por no centro histórico”, acrescenta.

A Câmara de Campo Maior pensa já em avançar, “numa próxima fase”, e aí, já ao nível da Estratégia Local de Habitação, com a reabilitação de mais um edifício, para mais cinco fogos, junto à Casa do Bilhar. “Vamos continuar até 2026, até que a Estratégia Local de Habitação nos permita, a requalificar edifícios, que tenham alguma dimensão, para que possamos acoplar mais famílias e assim injetar mais pessoas, o que se traduz em mais movimento e outra dinâmica no centro histórico”, garante o autarca.

A Estratégia Local de Habitação de Campo Maior, à qual a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior se quis associar, adianta o autarca, tem disponível uma verba de três milhões e 800 mil euros, com alguma dessa verba destinada para privados. A autarquia, adianta Rosinha, tem já em sua posse alguns prédios degradados de grande dimensão, sendo que, para os reabilitar e transformar em habitação social, o Município tem disponíveis, até 2026, mais de dois milhões e 500 mil euros.

Luís Rosinha diz ainda que, comparativamente a outros concelhos, Campo Maior não enfrenta grandes dificuldades em termos de falta de habitação, ainda que, com esta estratégia local, se queira ajudar quem tem necessidades a este nível, bem como conduzir os jovens para o centro histórico da vila. Por mais que Campo Maior “tenha uma perspetiva económica diferentes de outros concelhos, na região, a autarquia tem, ainda assim, “uma bolsa significativa de pessoas com necessidades de habitação”.

O custo total da obra da Casa do Bilhar é de cerca de 540 mil euros, valor financiado em 459 mil euros por fundos da União Europeia.

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

A Universidade de Coimbra (UC) vai atribuir, em março, o Doutoramento Honoris Causa ao Comendador Rui Nabeiro. A cerimónia terá lugar a 9 de março, pelas 11 horas, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos).

Esta homenagem pública é “a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, justificou a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Rui Nabeiro será o sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC Carlos Fortuna, ficando as apresentações a cargo dos professores António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho).

[/shc_shortcode]

Badajoz: antiga Lusiberia pode reabrir ainda antes do verão

A antiga Lusiberia, encerrada, depois de declarada falência à empresa que geria os destinos do parque aquático de Badajoz, devido às dívidas acumuladas nos últimos anos, será explorada por uma empresa pacense. E já começou a contagem decrescente para a sua reabertura.

Ainda no decorrer desta semana, a Escola Estremenha de Formação Multiprofissional, nome empresarial que está por detrás dos conhecidos empresários da Salones Murano, em Badajoz, vai começar a limpar o exterior do parque, que lhe foi atribuído em novembro do ano passado.

Apesar da vontade de arrancar, o quanto antes, com todos os trabalhos de requalificação daquele equipamento, os procedimentos, em tribunal, estão a causar atrasos e a impedir os responsáveis da empresa de entrar nas instalações.

Enquanto toda a burocracia não estiver tratada em tribunal, a Salones Murano não será dona oficial da Lusiberia. Uma vez o processo desbloqueado nos tribunais, e sabendo que a administração local não vai causar problemas, Paco Vicente, gerente da empresa, acredita que, ainda esta semana, poderão começar com a poda e outros pequenos trabalhos.

A intenção é abrir o parque já este verão e, se possível, até na primavera. Ainda assim, os meses de março e abril estão descartados. Antes de maio, garante Paco Vicente, “será impossível ter isto em condições”. “Vamos ter de correr muito”, diz ainda, em declarações ao El Periódico Extremadura.

Por esta altura, a empresa tem estado a receber bastantes currículos de interessados em trabalhar na antiga Lusiberia, sobretudo de nadadores-salvadores e animadores. De acordo com Paco Vicente, o arranque do parque vai resultar na criação de mais de 50 postos de trabalho, na época alta.

Contudo, a Salones Murano quer aproveitar todas as potencialidades do espaço, dado a existência, entre outros, de uma parede de escalada e de uma pista de karts, querendo ainda apostar numa discoteca de verão. A ideia é manter o parque aberto durante todo o ano.

Neste projeto, a Salones Murano será acompanhada pelo Grupo Río, por Pepe Carballo Jr. e Enmusa.

Elvas regista 56 novos casos de Covid-19

Elvas regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 56 novos casos de Covid-19, assim como 45 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 154 casos de infeção, mais 11 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5635 casos positivos, 39 óbitos e 5442 recuperações.

Portugal regista mais 20.041 casos de Covid-19 e 46 óbitos

Portugal regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, mais 20.041 casos de Covid-19 e 46 óbitos associados à doença.

A região de Lisboa e Vale do Tejo volta a ser a área do país com mais novas notificações, num total de 34,1% dos diagnósticos.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 20.347 casos de recuperação, em todo o país.

Em todo o território nacional, há 2.141 doentes internados, menos 129 do que ontem, 142 em unidades de cuidados intensivos, menos cinco face ao dia anterior.

Campo Maior associa-se ao Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Hoje, dia 16 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Angelman e o Município de Campo Maior associou-se a esta data, iluminando de azul alguns edifícios públicos, ajudando desta forma a sensibilizar e consciencializar a população para esta condição.

A síndrome de Angelman é uma doença genético-neurológica que se estima que afete um em cada 15 mil bebés. Descoberto em meados da década de 60 pelo médico Harry Angelman, esta síndrome é causada, na maioria dos casos, pela ausência ou imperfeição do cromossoma 15.

Mais 21 casos de Covid-19 reportados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quarta-feira, 16 de fevereiro, 21 novos casos de Covid-19, bem como 42 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 111 casos de infeção, menos 21 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 2.240 casos positivos, 14 óbitos e 2.115 recuperações.

Peça de Teatro sobre Dia dos Namorados apresentada aos alunos de Campo Maior

As comemorações do Dia de São Valentim continuaram durante o dia de ontem, terça-feira, 15 de fevereiro, com a entrega dos corações feitos pelas utentes dos Clubes dos Maiores do Município.

Paralelamente, e durante várias sessões que se prolongam até esta quarta-feira, os alunos do concelho até ao sexto ano assistem à peça de teatro “Apaixonados”, baseado no texto, com o mesmo nome, de Rebecca Dautremer, que conta a história de Salomé, uma menina que descobre as várias formas de amar. Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes na primeira sessão.

No final de cada sessão, foram entregues lembranças a cada uma das turmas ao mesmo tempo que se lançou um desafio aos alunos, tendo em vista a aproximação do Carnaval.