Assinala-se hoje o Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger uma data que visa destacar a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Joana Simões, gestora de projetos na Associação Inovar Autismo explica “a Síndrome de Asperger já não faz parte do Manual de Diagnóstico Estatístico das Perturbações Mentais, desde 2013 e recentemente deixou de fazer parte da Classificação Internacional da Funcionalidade”, passando a fazer parte do espectro do autismo. A gestora de projetos realça que “esta síndrome não é uma doença, mas sim uma condição neurológica de desenvolvimento”, significando isso, que existem diferenças entre o cérebro de uma pessoa autista e outra não autista.

Quanto às principais características associadas à pessoa com Síndrome de Asperger, apesar de “todas serem diferentes e individuais”, existem alguns pontos em comum tais como, “as dificuldades ao nível da comunicação e da interação social, a insistência em manter rotinas, algumas dificuldades em desenvolver e/ou manter relacionamentos e também a questão da híper ou da hipo sensibilidade, os movimentos repetitivos e outra caraterística que também é muito comum, são os interesses especiais”, revela Joana Simões.

A gestora de projetos considera que, “tratar a pessoa com respeito, como faria com qualquer outra e isso significa também não a infantilizar” é um passo para não desvalorizar ou menosprezar a pessoa com Síndrome de Asperger. Ao nível da comunicação, uma das maiores dificuldades para este espectro do autismo é importante “ter uma comunicação clara, objetiva, evitar coisas como metáforas, sarcasmo, piadas”, uma vez que estas podem ser facilmente confundidas.

Joana Simões destaca ainda o episódio recente da alegada tentativa de atentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, destacando que “a pessoa com autismo têm empatia e a sociopatia é um distúrbio da personalidade que não faz parte das características do autismo, ou seja, uma pessoa pode ser autista e sociopata”, ao mesmo tempo.

Ricardo Nunes é um jovem autista e faz parte direção da Associação Inovar Autismo, enquanto vogal, destaca algumas dificuldades “com o resto do mundo, com quem não socializo todos os dias”, acrescentando que há “uma grande discriminação na saúde mental”, em Portugal.

O jovem realça ainda outros problemas, como os estereótipos em relação a esta síndrome, “como se fossem aquelas super calculadoras humanas”, não sendo esta a realidade. Aliado estes estereótipos, “a ignorância nos estudos científicos que já têm sido feitos e provados, mas as pessoas não estão informadas”.

Para Ricardo Nunes dar voz a pessoas com Síndrome de Asperger é um passo para a aceitação social, “é dar a chance a nós, pessoas autistas, de falar, de explicar, aquilo que nós somos capazes”, realça.

Esta data visa destacar a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.

[/shc_shortcode]

Missão Cascas Solidárias em 12 concelhos do distrito de Évora

A Missão Cascas Solidárias (MCS) vai dar início a uma campanha porta-a-porta para promover a compostagem comunitária, além de instalar 28 ilhas de compostagem comunitária em 12 concelhos do distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

De acordo com o portal GreenSavers, o principal objetivo é dar a possibilidade aos residentes que não conseguem compostar em casa, de fazê-lo através das ilhas instaladas, transformando as cascas de fruta e legumes em apoios monetários a instituições locais. As ilhas que são instaladas vão ainda ser supervisionadas por um mestre e vários guias da compostagem. Adicionalmente, são também entregues recipientes a todos os cidadãos que vivam num raio até 200 metros do equipamento.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este é um projeto da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos do distrito de Évora que, numa primeira fase, incentivou as populações locais a adotar hábitos de reciclagem do lixo orgânico, entregando ainda, mediante pedido, compostores domésticos. No último trimestre de 2021, foram entregues 300 compostores. Com a Missão Cascas Solidárias é possível transformar as cascas em ações concretas, transformando o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro em benefício económico de valor a determinar no final da campanha e a ser entregue a IPSS do distrito de Évora.

Segundo Gilda Matos, técnica superior da GESAMB, a iniciativa quer deixar, “no futuro próximo, terreno fértil para que as associações locais, de moradores e cívicas, assumam este compromisso em prol da sua comunidade; isto é algo ambicioso, talvez até disruptivo para a região, e que acreditamos profundamente; a MCS é apenas o início de um movimento que fará a diferença neste distrito e, esperamos, seja uma iniciativa que tenha eco no país”.

[/shc_shortcode]

Elvas regista mais 34 casos de Covid-19

Elvas regista esta quinta-feira, 17 de fevereiro, 34 novos casos de Covid-19, assim como 47 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 141 casos de infeção, menos 13 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5669 casos positivos, 39 óbitos e 5489 recuperações.

Livro “A Vida Sem Água é Uma Seca” apresentado e oferecido aos alunos de Campo Maior

“A Vida Sem Água é Uma Seca”: é este o título de um livro escrito por 666 alunos, de 3º e 4º anos, de 16 agrupamentos de escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.

A obra, coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e pela Fábrica de Histórias, um programa de promoção do sucesso escolar da livraria “Cabeçudos – Cabeças com Ideias”, sediada em Castelo de Vide, foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A sessão de apresentação da obra, um projeto financiado a 90 por cento pelo Programa Operacional Compete 2020, revela o responsável por esta livraria exclusivamente dedicada à literatura infantil, Rui Andrade, contou com um espetáculo, criado por Sara Afonso e com música de Nuno Jesus, que transpôs para o palco o conteúdo literário e gráfico do livro.

“A ‘Fábrica de Histórias’ é um serviço educativo da ‘Cabeçudos’ que põe os alunos a criar livros – uns a escrever e outros a ilustrar. Agora, estamos a celebrar, a dar-lhes o livro, que é sobre a água”, adianta Rui Andrade. “Tínhamos quase todo o financiamento, mas a CIMAA quis-se juntar, quis que os municípios comparticipassem com os dez por cento que faltavam, e todos se juntaram, e foi a CIMAA que escolheu o tema da água; isto em julho”, acrescenta.

O livro, que o responsável diz estar “fantástico, rigoroso e bem escrito”, sobre um tema “mais que atual”, tem 80 páginas, redigidas por alunos de 4º ano e ilustradas pelos de 3º. Conta com o apoio institucional da UNESCO, do Plano Nacional da Promoção do Sucesso Escolar, da Agência Portuguesa do Ambiente e o selo “Ler+”, do Plano Nacional da Leitura.

A obra, que não será vendido, é oferecida aos autores do mesmo, bem como a todos os alunos do primeiro ciclo dos 15 concelhos do Alto Alentejo, num total de 3.700 crianças. Dividido em duas partes, o livro aborda uma das manifestações da água em cada um dos concelhos do distrito: em Campo Maior, por exemplo, as crianças escolheram a Lenda da Enxara; enquanto os de Elvas escreveram sobre as famosas Roncas, que não se tocam sem o uso da água.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, este trabalho, acima de tudo, serviu para ensinar aos alunos que eles “são os donos do planeta”, e que a função da escola é, acima de tudo, a agir. “Todos nós temos noção que o planeta está a caminhar para uma situação limite e precisamos de dar esse sinal”, lembra. O diretor tem ainda esperança que, depois deste trabalho, em que participaram 45 alunos campomaiorenses, estes possam, tal como ele, apaixonar-se pelos livros e pela literatura.

Já Ana Golaio, a professora responsável por agilizar o trabalho dos alunos de Campo Maior, para a produção deste livro, assegura que o produto final “está bem conseguido”, a vários níveis, começando pelo próprio título.

Para a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, a iniciativa é, acima de tudo, “de louvar”. “Ao mesmo tempo que estamos a dinamizar a parte criativa, como a ilustração e a escrita, estamos a sensibilizar para uma questão tão importante como é a ambiental”, acrescenta.

A apresentação do livro será feita ainda em grande parte dos restantes concelhos do Alto Alentejo, tendo começado na passada segunda-feira, na capital de distrito.

Compromisso de Honra de 278 novos Guardas esta quinta-feira em Portalegre

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do 44º Curso de Formação de Guardas, no Centro de Formação de Portalegre.

A cerimónia contou com 278 Guardas (249 homens e 29 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final do período de formação e o início da atividade profissional dos novos militares.

O evento foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, contando com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e de diversas entidades civis, militares e religiosas.

Internamentos continuam a baixar em dia com 16.488 novos casos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 16.488 novos casos de Covid-19 e 42 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 14.760 casos de recuperação.

Esta quinta-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 2.022 doentes internados, menos 119, 132 em unidades de cuidados intensivos, menos dez em relação ao dia anterior.

Confinamento de contactos de risco termina mas uso máscara mantém-se

Depois de ontem, quarta-feira 16 de fevereiro, terem sido ouvidos os especialistas na reunião do Infarmed, esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou um alívio de restrições, no país, no que à Covid-19 diz respeito.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23.59 horas do dia 7 de março e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia.

Desta forma, como anunciou Mariana Vieira da Silva, termina:

– o confinamento de contactos de risco. Os confinamentos passam apenas a ser obrigatório para as pessoas que testem positivo, tendo ou não sintomas;

– a recomendação de teletrabalho;

– os limites de lotação de estabelecimentos comerciais;

– a exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;

– a exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.

No entanto, mantém-se em vigor:

– a exigência de teste negativo, exceto se tiver certificado de 3ª dose da vacina ou recuperação, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;

– o uso da máscara em espaços interiores, como recintos desportivos ao ar livre, bem como nas salas de espetáculos.

Estas medidas, devem entrar em vigor nos próximos dias, depois da promulgação das mesmas, por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Sete alunas do CEAN são “Raparigas na Ciência”

Sete alunas cientistas, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do 3º ao 6º ano, estiveram presentes no lançamento do livro “Raparigas na Ciência” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no passado dia 11 de fevereiro.

Após terem sido selecionadas para integrar esta publicação, com base nos seus testemunhos e trabalhos desenvolvidos na área das ciências, a participação no evento veio reforçar o papel das futuras cientistas e mostrar a capacidades e habilidades transversais das mulheres em todas as áreas.

Dignificar o papel da mulher na Ciência, abrir portas a estas jovens cientistas e partilhar com outras meninas e jovens os seus talentos e vocações são benefícios que o CEAN reconhece neste percurso. Nesta edição participaram e apresentam os seus testemunhos Eliane Costeira, Marta Pepê, Iris Santos, Lara Carrasco, Maria Inês Pinto, Carlota Valério e Ana Margarida Carrilho.

Como forma de apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e matemática, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

A par do projeto “Mulheres na Ciência”, criado em 2016, este livro destina-se a alargar o debate sobre a participação das mulheres e raparigas na ciência, engenharias e tecnologias para inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

Campo Maior com mais 19 casos Covid

Campo Maior regista esta quinta-feira, 17 de fevereiro, mais 19 casos de infeção por Covid-19, e 26 recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 104 casos de infeção, menos sete que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.259 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.141 altas.