O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 36 casos de Covid-19 e a recuperação de 33 pessoas.
Sendo assim, esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, estão ativos 197 casos de infeção.
O Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas foi um dos poucos, a nível nacional, que não registou o aumento dos pedidos de ajuda nos últimos dois anos de pandemia.
O centro tem, atualmente, a sua lotação esgotada, contando com 10 homens e três mulheres. O mais novo tem 18 anos e o mais velho 57, sendo que “os dois principais fatores que deixam estas pessoas em situação de sem abrigo são as dependências, de álcool ou drogas, e perturbações psíquicas”, segundo Cândida Patrão, diretora técnica do Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas.
Antes da pandemia, ocorriam situações de pessoas que batiam à porta e recebiam esse apoio, atualmente “essa situação não é possível, uma vez que para ser admitido no centro a pessoa tem que apresentar um teste PCR negativo. Depois temos outro problema no nosso centro é que durante o tempo de espera do resultado do teste não temos onde alojar o sem-abrigo”.
Reintegrar estas pessoas no mercado de trabalho é sempre um objetivo destas instituições. No entanto, “quer as dependências que apresentam, quer os problemas do foro psiquiátrico, são situação que dificultam bastante essa reintegração”, de acordo com Cândida Patrão.
De acordo com a diretora técnica do Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas, “a formação profissional na APPACDM de Elvas vai sendo uma solução para ocupar estas pessoas, muitas delas novas demais para dar entrada num lar”.
Portugal tem mais de 8200 pessoas a viver em situação de sem-abrigo, sendo que mais de metade estão na Área Metropolitana de Lisboa.
Quatro em cada cinco são homens e perto de 40% têm entre 45 e 64 anos e vivem na rua há menos de um ano.
A 2ª parte do «Festival dos Grous» vai decorrer entre amanhã, dia 11, e o próximo domingo, dia 13.
Esta quarta edição fica marcada “pelo regresso ao formato físico e presencial, depois de uma terceira edição em formato online, devido à pandemia. Apesar de não termos contado com os encontros presenciais, a versão online permitiu-nos ir além fronteiras e contar com a participação de pessoas, por exemplo, do norte da Europa”, segundo João Sanguinho, membro do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).
O responsável refere que um dos aspetos diferenciadores deste evento “é a educação ambiental, assente numa parceria entre o município, o GEDA e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, solidificada através do trabalho de turismo de natureza que tem vindo a ser feito pelos alunos dos cursos profissionais”.
O primeiro dia de Festival conta com atividades direcionadas sobretudo para a comunidade escolar, no Centro Ambiental do Xévora e na Casa do Governador em Ouguela, durante a manhã. No período da tarde, os alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro vão ter oportunidade de ter algum contacto com as caixas ninho destinadas às aves.
O Festival dos Grous decorre até domingo, dia 13, e conta ainda com a observação de Aves e Grous no terreno, Jornadas Técnicas e e a caminhada dos Grous.
Há 21 anos, começámos esta aventura, altruísta e amiga, fervorosa adepta de Elvas.
Com matriz informativa, dá as notícias da nossa região, foi para a rua desde o início, a marcar o ritmo da capa amarela, visível e a dar voz. Não há quem não a conheça, sempre em cima da hora.
No desporto e nos eventos da região, não há carnaval, são Mateus, festa ou arraial onde não tenham ido, os microfones, os coletes ou as t-shirts dos jornalistas e repórteres desta estação pequena, mas de grandes horizontes.
Chega longe, a todo o mundo, pela internet e redes sociais.
Tem imagens sempre com muitas fotos e vídeos no site radioelvas.com onde lidera desde sempre na emissão online e nos leitores da página, sempre a inovar.
Recebeu de braços abertos a Rádio Campo Maior e a Rádio Nova Antena que lhe permite chegar desde a estremadura espanhola, por esse Alentejo fora até à beira tejo, beijando o oceano atlântico. A maior e melhor cobertura de FM das rádios locais alentejana.
A mim coube-me a sorte de lançar a semente e ao longo deste 21 anos manter a chama acesa, não isenta de sopros que sempre soubemos evitar. A todos os que aqui participaram e deram um pouco ou muito do seu esforço neste grande projeto agradeço de coração, como certamente agradecem os ouvintes, os milhares de ouvintes que estão connosco todos os dias que sempre ouvem esta radio… muito obrigado
Aos anunciantes também muito obrigado pela confiança.
Hoje é dia de festa cantam as nossas almas parabéns Rádio ELVAS, felicidades a todos!
António Ferreira Góis
Diretor da Rádio ELVAS
A encosta da Ribeira de Arronches, oposta ao passadiço que integra segunda fase do projeto da Zona Ribeirinha, está a ser alvo de um processo de limpeza. A Câmara Municipal de Arronches encontra-se a realizar diversas obras que “funcionam como um convite para a visita a cada uma das três freguesias do concelho”, segundo a autarquia.
Uma dessas intervenções já se encontra na sua fase final e é a segunda fase da Zona Ribeirinha, com o arranjo das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches, da Ponte do Crato até à Ponte de Santa Maria. No local, já se encontra edificado um passadiço em madeira, assim como as zonas de lazer, que vão permitir a contemplação da paisagem, na qual se pode observar de perfil a vila de Arronches.
Com o intuito de proceder ao embelezamento dessa paisagem, a autarquia está a desmantelar as construções edificadas na encosta da margem oposta à intervenção, popularmente conhecidas como “barracas de horta”. Esta solução foi comunicada aos ocupantes deste espaços, estando a autarquia certa que vai ser uma obra, quando, segundo convicção do Município, “do agrado dos arronchenses”.
Este ano, no Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, Slow Coffee convida a celebrar o Amor através da personalização de um blend de café. Neste São Valentim, Slow Coffee acaba de anunciar uma novidade. Desde 1 de fevereiro e para todos aqueles que gostam de ser originais e demonstrar o quão único é o amor, a marca oferece a oportunidade de personalizar o packaging do café com uma mensagem especial.
Afinal, há amores… belos como uma Chemex, simples como uma V60, intensos como uma French Press, singulares como uma Aeropress ou vibrantes como um Balão…e depois há o amor de cada um, tão incomparável que ninguém melhor do que o próprio para descrever.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Como existem diferentes amores e histórias, existem também diversos cafés e maneiras de os preparar, por isso Slow Coffee apresenta várias sugestões para comemorar esta data de forma memorável.
Para todos aqueles que já têm métodos Slow Coffee em sua casa, podem agora presentear a sua cara-metade com um blend de café personalizado. Para os outros, a marca apresenta os Starter Kits, que têm tudo o que é necessário para se iniciarem nesta experiência inesquecível no mundo do café: o blend de café personalizado e o equipamento de extração para preparar o mesmo.
Encontram-se na loja online de Slow Coffee (https://www.deltaslowcoffee.com/) equipamentos como a Chemex, um método que prepara um café suave, com uma riqueza e complexidade de aromas; passando pela French Press, um método simples que permite extrair todo o sabor e aroma dos grãos de café originando um café intenso e texturado; acabando no Balão, um equipamento que dá origem a um verdadeiro ritual de partilha e a um café intenso e rico em aromas.
Diversas ofertas, cada uma com a sua particularidade, assim como cada história de amor. Por isso, nada melhor do que celebrar grandes amores com novos momentos a dois. Porque, existem histórias e amores que se prolongam no tempo, assim como a preparação de Slow Coffee, um café que se demora. Todas estas sugestões estão disponíveis até dia 14 de Fevereiro na loja online da marca, em https://www.deltaslowcoffee.com/, com entregas em todo o território nacional.
Recorde-se que Slow Coffee é um café que se demora. Na sua produção, onde cada grão foi torrado cuidadosamente para realçar as melhores notas e aromas e nos seus encontros, onde as melhores origens foram especialmente combinadas para cada experiência, de acordo com o equipamento de extração de café utilizado.
[/shc_shortcode]
O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve ontem, dia 8 de fevereiro, um homem de 72 anos por violência doméstica, no concelho de Campo Maior.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica contra a vítima, sua companheira de 50 anos. No decorrer das diligências policiais foi possível apurar-se ainda que ocorreram episódios de ameaças por parte do suspeito, tendo causado medo e inquietação na vítima. No seguimento da ação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.
O detido foi presente a primeiro interrogatório ontem, dia 8 de fevereiro, no Tribunal Judicial de Elvas, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de uso e porte de armas de fogo ou armas brancas e obrigação de acompanhamento em consulta médica, sob a vigilância da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo está a investir, na requalificação dos sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo, num investimento de cinco milhões e 400 mil euros, do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR).
Hugo Hilário, presidente da CIMAA, explica que no que diz respeito à Barragem do Pisão, nas últimas semanas, foi assinado o contrato num financiamento de 120 milhões de euros, sendo que se está a trabalhar já o projeto de execução”, considerando esta uma questão “muito importante” no Alto Alentejo.
Um investimento, no âmbito do PDR, no valor de cinco milhões e 400 mil euros foi feito para melhorar a segurança das Barragens do Alto Alentejo: Montargil, Maranhão, Apartadura, Caia e Abrilongo. Hugo Hilário garante que estão praticamente “em fase conclusão, destes investimentos de reabilitação de garantia de segurança destas barragens”.
Neste momento, segundo revela Hugo Hilário, estas obras já estão em execução, apesar de ter havido alguns problemas, “tendo em conta os constrangimentos do setor da construção, e alguns concursos cujas empreitadas não foram adjudicadas pelo valor estimado, mas o PDR disse que poderíamos adaptar as candidaturas que a CIMAA teve como responsabilidade de avançar, e conseguimos que as reprogramações fossem aprovadas”.
A renovação e reabilitação dos sistemas de segurança da Barragem de Montargil e Maranhão “já estão praticamente em conclusão”, adianta ainda o presidente da CIMAA, quanto às restantes diz que “estão prestes a estar concluídas”.
Investimento de mais de cinco milhões do Plano de Desenvolvimento Rural que pretende requalificar os sistemas de segurança das Barragens do Alto Alentejo.
O prazo de candidaturas ao galardão Green Key, edição 2022, foi alargado até ao dia 15 de Fevereiro.
O programa “Green Key” é um galardão internacional, presente em mais de 50 países, que tem como objetivo promover o Turismo Sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e centros de conferência que implementam boas práticas ambientais e sociais.
Em 2021, a Coordenação Internacional atualizou os critérios Green Key, sendo que estes novos critérios, em vigor de 2022 até 2025 e reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, pretendem manter os requisitos anteriores e focar-se ainda mais na redução no uso de plásticos e da pegada de carbono dos estabelecimentos.
De forma a apoiar os estabelecimentos e reconhecer todo o empenho e resiliência que têm demonstrado nestes últimos dois anos, a Coordenação Nacional decidiu manter os valores de candidatura reduzidos, à semelhança da edição de 2021.