Livro sobre história de superação de Paulo Dias apresentado em Campo Maior

O livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A Prova de Resiliência de Paulo Dias”, de Cláudia Poeiras, foi apresentado ontem, domingo, 7 de abril, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, participou no dia 7 de abril, juntamente com João Manuel Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, na sessão de abertura da apresentação do livro.

Numa tarde de homenagem a Paulo Dias, cuja história de superação e de força de vontade após um grave problema de saúde serviu de inspiração para este obra, o autarca agradeceu ao homenageado pelo seu exemplo para toda a comunidade, deixando ainda uma sentida palavra de reconhecimento aos familiares e amigos de Paulo Dias, que se constituíram como pilares fundamentais na sua recuperação.

Na apresentação da obra, para além de Paulo Dias e Cláudia Poeiras, participaram ainda Amélia Vadillo, da Filigrana Editora, e a apresentadora de televisão Fátima Lopes. A cerimónia contou ainda com um momento musical com Alexandre Gomes e Nádia Dias.

O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o deputado na Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, os vereadores Paulo Pinheiro e Fátima Vitorino, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, João Cirilo e Hugo Rodrigo, respetivamente, também marcaram presença.

Alunas da Academia Sénior descrevem a CURPI como “uma família”

São cerca de 30 as alunas que frequentam, atualmente, a Academia Sénior da CURPI de Campo Maior, que conta com várias disciplinas, entre costura, pintura, Roda da Conversa e poesia.

Numa tarde passada na instituição foi possível perceber a importância que esta Academia Sénior tem na vida destas pessoas, que consideram a CURPI como “uma família”.

Para Beatriz Galvão a Academia Sénior é uma forma de se “distrair dos problemas do dia-a-dia” e para aprender “diversas manualidades”, dizendo que considera as suas colegas como “uma família”.

Convívio, partilha e boa disposição” são as palavras que Idaulina Borrega usa para classificar esta instituição, garantindo que é “muito gratificante” frequentar a Academia Sénior.

Já Luísa Fernandes, que frequenta a Academia há mais de dez anos, garante que esta Academia “proporciona momentos saudáveis entre todos, em convívio”, destacando a aula Roda da Conversa, como a sua favorita.

Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na CURPI de Campo Maior, refere que este tipo de instituição “faz muita falta”, garantindo que “se passa por muitas dificuldades e, apesar do apoio do município e das juntas de freguesia, mas é sempre pouco”, adiantando que “com pouco tem conseguido fazer muito”. Anselmina Caldeirão está “muito satisfeita com o grupo de alunas da Academia Sénior dizendo que são bastante ativas e têm muitas ideias”.

Academia Sénior da CURPI de Campo Maior que continua a ser uma segunda casa e para as cerca de 30 alunas que frequentam a instituição, que atualmente é como “uma família”.

IPDJ assinala Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física com caminhada em Évora

Celebra-se este domingo, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde e, ontem, sábado, 6 de abril assinalou-se o dia Mundial da Atividade Física.

Neste sentido, o Instituto Português do Desporto e da Juventude do Alentejo vai comemorar estas duas datas com uma atividade física e desportiva para todos os seus técnicos dos serviços de Portalegre, Évora e Beja, incentivando também todas as restantes entidades com quem colabora a realizarem atividades similares.

Esta atividade, marcada para amanhã, segunda-feira, 8 de abril, consiste numa caminhada à volta das Muralhas de Évora e um almoço saudável no final.

O programa tem início às 10.30 horas com concentração no IPDJ Évora, seguindo-se uma sessão de aquecimento. Pelas 11 horas é dado início à caminhada, de quatro quilómetros, à volta das muralhas, que termina pelas 12.30 horas com uma sessão de relaxamento, seguindo-se o almoço convívio.

A atividade física “é essencial para promover a saúde física, mental, e emocional, melhorando consequentemente a qualidade de vida e aumentando a longevidade”.

Borba é o primeiro concelho do Alentejo Central com Núcleo Local de Garantia para a Infância

Borba aprovou, recentemente, o Núcleo Local de Garantia para a Infância, o primeiro Núcleo constituído formalmente no distrito de Évora.

Este núcleo, explica a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, surge “da estratégia da Garantia para a Infância, a nível nacional, que já tem mais de um ano, e foi apresentada na última reunião do Conselho Local de Ação Social, onde foram apresentadas as linhas base, aos conselheiros”.

Este “é o primeiro núcleo a ser constituído formalmente, no distrito de Évora”, garante Sofia Dias, revelando quais as entidades que fazem parte deste núcleo: “Município de Borba, Centro de Saúde de Borba, Agrupamento de Escolas de Borba, Serviço Local de Segurança Social de Borba, Santa Casa da Misericórdia de Borba, Guarda Nacional Republicana e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba, no entanto todas as 25 entidades que fazem parte do Conselho Local de Ação Social podem ser chamadas, em momentos pontuais e cruciais deste trabalho conjunto, a dar o seu contributo e a intervir, em sede de núcleo”.

A vereadora explica ainda que este Núcleo pretende “conhecer e desenvolver estratégias de combate à pobreza infantil, no concelho, depois de assinado o protocolo”. Inicialmente, diz a vereadora, “será feito um diagnóstico da situação de pobreza, a nível de infância, porque temos um diagnóstico social bastante atualizado, mas não temos muita informação sobre a pobreza infantil”.

No dia 19 de abril, durante a Reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central, que terá em Borba, será assinado o Protocolo de Colaboração com a presença da Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância.

“O Elvas” defronta o Vitória de Setúbal esta tarde

“O Elvas” recebe este domingo, 7 de abril, o Vitória de Setúbal, em jogo da 26ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O jogo tem início marcado para as 16 horas. À mesma hora, realizam-se também, nesta Série D, os seguintes jogos: Fabril do Barreiro – Louletano; Oriental – Real; Barreirense – Serpa; Juventude de Évora – Moncarapachens e Vasco da Gama da Vidigueira – Lusitano de Évora. O jogo entre o Sintrense e Imortal disputou-se ontem.

Neste momento, “O Elvas” ocupa o sétimo lugar da classificação geral, com 36 pontos. O Vitória de Setúbal é o líder desta série, com 53 pontos

Com habitualmente, a Rádio Campo Maior acompanha o jogo dos “azuis e ouro”, com relato e reportagem em direto.

Vila Boim acolheu sétima jornada do Torneio da Malha “João Brioso”

Vila Boim acolheu ontem, sábado, 6 de abril, a sétima jornada do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso.

Esta edição da prova conta com cerca de 90 participantes e resulta de uma organização do Município de Elvas, em parceria com a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Juventude de São Vicente e Ventosa e com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.

A penúltima jornada está marcada para o próximo sábado, em São Brás e São Lourenço, junto ao polidesportivo.

Livro sobre a História de Resiliência de Paulo Dias apresentado este domingo

Foi precisamente há sete anos, que a vida de Paulo Dias mudou, por completo, depois de ter sofrido uma grave hemorragia cerebral, que o deixou entre a vida e a morte.

Agora Paulo Dias apresenta um livro, escrito por Cláudia Poeiras, que retrata a sua história de vida e como conseguiu “recuperar desta situação”. Paulo Dias recorda que a 7 de abril de 2017 sentiu “uma forte dor de cabeça, que se manteve durante muito tempo”, pelo decidiu deitar-se e entrou em coma, foi transportado para o Hospital de Elvas, onde lhe foi feita uma TAC e perceberam que “tinha uma hemorragia cerebral grave”, foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, onde lhe drenaram o sangue no cérebro. Passou depois por várias unidades hospitalares até começar o processo de recuperação, altura em que começou a recuperar a memória, porque segundo diz, “até essa altura não me lembrava de nada”.

Com esta obra, Paulo Dias pretende “inspirar e motivar outras pessoas que passam por momentos difíceis na vida”, sendo que a sua reabilitação assenta em três conceitos fundamentais: “aceitar, trabalhar e acreditar”, que foram cruciais para a sua recuperação.

O Comendador Rui Nabeiro foi “uma inspiração” na recuperação deste campomaiorense, porque “esteve sempre muito presente neste processo”, pelo que pretende homenageá-lo esta tarde, na apresentação do livro.

Todos os livros foram doados à Associação Coração Delta, revela Paulo Dias, pelo que “as receitas da venda da obra revertem na íntegra para esta associação de solidariedade social, de Campo Maior”.

Livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A Prova de Resiliência de Paulo Dias” é apresentado este domingo, pelas 15 horas, no Centro de Ciência do Café.

No evento de domingo vão marcar presença o Chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, a editora Amélia Vadillo, a escritora Cláudia Poeiras e a apresentadora de televisão Fátima Lopes.

Prova de Vinhos em Campo Maior alia produção local à gastronomia

A Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista decorreu na tarde deste sábado, 6 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este ano, segundo revela Vanda Portela, da junta de freguesia, foram 21 os produtores de vinho, de Campo Maior, presentes no evento, que também conta com uma variedade gastronómica de restaurantes da vila. “Este ano está a correr muito bem, porque teve uma maior adesão do que o habitual, com 21 produtores que levaram 21 vinhos tintos e quatro vinhos brancos”.

Os restaurantes representados nesta iniciativa foram os seguintes: Taberna “O Ministro”, “O Faisão”, Snack-bar “O Mónaco, “Raízes do Alentejo”, “O Tarro”, “O Azeitona” e “São Pedro”.

Vanda Portela acrescenta que “a qualidade dos vinhos tem aumentado”, todos os anos, graças à ajuda dos enólogos que fazem as suas avaliações e as transmitem aos produtores.

Já Paulo Pinheiro, vice-presidente na Câmara de Campo Maior enaltece a iniciativa e tece elogios aos vinhos que segundo diz tem “evoluído”.

Falámos também com alguns produtores que apresentaram os seus vinhos. Manuel Belchior participa nesta prova, com um vinho tinto, que produz “para consumo próprio”, considerando a iniciativa “positiva, para melhorar todos os anos”.

Vasco Caldeira participa desde a primeira edição e revela que esta iniciativa é acima de tudo “um convívio” e também uma forma de “aprender a melhor forma de fazer a sua produção”.

CCDR Alentejo presente na AG da Comissão Arco Atlântico em Sines

Sines vai receber, nos próximos dias 9 e 10 de abril, a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

A CCDR Alentejo é membro da CRPM desde 1982 e membro da Comissão Arco Atlântico desde 1989 e tem participa nos vários grupos de trabalho da Comissão Arco Atlântico, contribuindo nomeadamente para a cooperação nos domínios da inovação, da economia azul e do desenvolvimento turístico.

Graças às suas políticas em matéria de economia azul e de desenvolvimento turístico, a CCDR Alentejo tem promovido a cooperação europeia através da participação dos intervenientes regionais em vários projetos e iniciativas a nível transfronteiriço e transnacional.

Recorde-se que a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) reúne 150 Regiões de 24 Estados da União Europeia e não só. Representando cerca de 200 milhões de pessoas defendendo um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

A Comissão Arco Atlântico (CAA) é uma das seis comissões geográficas da CRPM que reúne as Regiões da bacia atlântica, do sul de Espanha à Irlanda. Inclui igualmente membros não comunitários, como o País de Gales, que é um membro histórico da CRPM, e o Quebeque, que aderiu recentemente à CAA na qualidade de membro associado.

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE, centrando-se nos grandes desafios comuns, como a implantação de energias marinhas renováveis, a pesca e a aquicultura sustentáveis, a poluição oceânica, a inovação, os transportes, a cooperação transatlântica, o turismo e a cultura, criando sinergias neste espaço.

A presidência da Comissão Arco Atlântico é atualmente exercida por Íñigo Urkullu Renteria, Presidente do Governo Basco (Espanha), e a primeira vice-presidência por Maria Teresa Mourão de Almeida, presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal).

A reunião de Sines é de extrema importância estratégica pois vai reunir os representantes eleitos com vista a celebrar a unidade atlântica e a preparar o caminho para um território ainda mais coeso e atrativo, indo debater temas como as questões estatutárias, a Criação de uma estratégia macrorregional atlântica e descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir e ainda a cocriação de um Vale de Inovação Atlântica.

A Declaração Política de 2024 vai ser submetida à votação de todos os membros da Comissão Arco Atlântico durante a Assembleia-Geral de Sines.

Programa

Dia 9 de abril

14.30 horas – Sessão de abertura com:

– Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines

– António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo

– Comissária Elisa Ferreira, Comissão Europeia (mensagem de vídeo)

– María Ángeles Elorza Zubiría, Secretária-Geral da UE e Ação Externa, Governo Basco ‒ Presidência da Comissão Arco Atlântico

Sessões temáticas sobre:

– Questões estatutárias

– Criação de uma estratégia macrorregional atlântica ‒ Que caminho a seguir?

– Descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir

 

Dia 10 de abril

09 horas – Sessões temáticas sobre:

– A cocriação de um Vale de Inovação Atlântica ‒ Votação da Declaração Política

– Questões internas da CAA

Natalino Borrega do SCC participa no Campeonato Nacional de Judo de veteranos

O Campeonato Nacional de Judo, no escalão de veteranos, disputa-se amanhã, dia 7 de abril, em Viseu.

A representar o Sporting Clube Campomaiorense estará Natalino Borrega. O atleta e treinador da modalidade, no clube, garante que “as expectativas são sempre boas, apesar de ter menos treino do que antes e a prova é muito diferente das últimas”.

Dizendo que, atualmente o seu foco tem sido “o treino das crianças”, admite vai participar no campeonato para “marcar presença”, mas acrescenta que “como é óbvio, no tapete, vou deixar tudo aquilo que tenho”.