“Aguenta ao Vivo” de André Martins este sábado à noite no Cineteatro de Elvas

Depois de “André do Karaté”, em 2022, e “Mandado de Captura”, em 2023, o comediante André Martins está de regresso ao cineteatro municipal de Elvas, já este sábado à noite, 6 de abril, para apresentar “Aguenta ao Vivo”.

Este seu terceiro espetáculo de stand-up comedy, em que aborda assuntos do seu passado, presente e futuro, revela o humorista, surge do desenvolvimento de temas que abordou no podcast que tem com o mesmo nome. “Vou ter três microfones, em que cada um desses microfones representa uma passagem do tempo. Essas passagens do tempo englobam a minha passagem do tempo, o meu passado, o meu presente e o meu futuro”, começa por explicar.

“Em alguns momentos específicos, eu vou falar também sobre como será o nosso futuro enquanto humanidade e alguns temas que eu achei interessantes e engraçados, que abordam esta temática do futuro”, adianta o comediante.

Face aos espetáculos anteriores, e depois de o ter “testado várias vezes”, revela André Martins, sempre com muito humor, “Aguenta ao Vivo” é mais “conceitual”. Desta vez, André Martins não vem sozinho a Elvas, sendo que a abertura do espetáculo estará a cargo de Puto Miguel, que participa em vários dos seus vídeos. “Ele vai fazer os seus primeiros cinco a dez minutos de stand-up, na sua estreia, em Elvas”, revela.

O humorista garante ainda que a reação do público, a este seu terceiro espetáculo, tem sido “espetacular”, assegurando ser “interessante” voltar a Elvas, onde espera encontrar, não só aqueles que já o seguem, como novos espectadores.

Para maiores de 16 anos, o espetáculo, no cineteatro municipal de Elvas, tem início às 22 horas. Os bilhetes, com um custo de dez euros, encontram-se à venda na Ticketline.

Prova de Vinhos esta tarde de sábado no Centro Comunitário

Foto arquivo

A tradicional prova de vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, decorre este sábado, dia 6 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior, a partir das 15 horas.

“Sempre com grande sucesso”, revela o presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista. Miguel Tavares, esta iniciativa conta não só “com vinhos de produtores locais, que mostram sempre o seu interesse em participar, mas também com iguarias típicas dos restaurantes da vila”.

Miguel Tavares adianta que estão inscritos “mais de uma dezena de produtores, cujos vinhos serão avaliados por um enólogo da Adega Mayor, para que os produtores possam melhorar, tendo em conta a informação fornecida”. Para o presidente o mais importante “é dar a conhecer o que cada um tem de melhor”.

Este é acima de tudo, um evento onde reina “a partilha de conhecimentos e o convívio entre todos”.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 82 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 5 de abril, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 364 mil euros, num total de dois contemplados.

O terceiro prémio, de 13 mil euros, contemplou 13 apostadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.294 euros, saiu a 41 apostadores, dois deles também com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 18 – 26 – 35 – 37 e pelas estrelas 08 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Inquietação 2.0” sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro este fim de semana

O espetáculo “Inquietação 2.0”, do Colectivo Cultura Alentejo, é apresentado esta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de abril, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Esta é uma peça de João Tábuas e surge no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. O encenador Cláudio Henriques revela que este espetáculo “acontece no ano de 2124, numa realidade contemporânea, onde há um questionamento de que sociedade será essa, num paralelismo com o passado, no que à liberdade diz respeito”.

Ao longo deste espetáculo, adianta Cláudio Henriques, é feita “uma ligação com o que aconteceu no 25 de abril de 1974 e o que acontece em 2124, num diálogo de descoberta, por parte dos personagens, daquilo que desconheciam”.

Esta peça “incita ainda à possibilidade de as pessoas lutarem contra aquilo que está menos correto e que nos limita a nossa noção de liberdade”.

O espetáculo “Inquietação 2.0” está marcado para as 21.30 horas, esta sexta-feira e sábado, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo, no Bilheteira online do município.

Meia Maratona Badajoz-Elvas corre-se a 14 de abril, mas percurso ainda é incerto

A Meia Maratona Badajoz-Elvas corre-se a dia 14 de abril, no entanto, até ao momento, ainda não se sabe qual o percurso desta prova desportiva.

O vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, explica que não há ainda garantias de que a mesma possa ser realizada com saída de Badajoz, pelo que se está a pensar numa alternativa ao percurso. “Neste momento estou um pouco cético, porque não temos ainda certeza do percurso, uma vez que os nossos amigos espanhóis continuam com problemas com a polícia municipal e dificilmente poderiam garantir a saída da prova do outro lado da fronteira, por isso, estamos a ponderar alternativas, nomeadamente com saída da pista de atletismo para chegar à fronteira e voltar”.

Em Badajoz já foram cancelados outros eventos desportivos, uma vez que “a polícia municipal garantiu não ter condições para assegurar a sua realização”. Estas são situações, revela o vereador que “escapam ao controlo de quem as quer organizam” e lamenta que estas situações “se arrastem no tempo e dificultem a vontade de fortalecer as parcerias transfronteiriças”.

Esta prova é organizada pela Câmara de Elvas, pelo que o vereador lamenta que, neste momento, “ainda não seja garantida a segurança, em Badajoz”, recordando que no ano passado a prova foi cancelada, “em cima da hora”.

Contudo, Hermenegildo Rodrigues revela que as inscrições estão abertas até dia 12 abril, na página da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, e que esta prova desportiva conta sempre “com entre 200 a 300 atletas”.

Portugal é o segundo país da UE pior classificado em literacia financeira

Portugal é o segundo país da União Europeia pior classificado em literacia financeira, sobre questões como inflação e juros.

Estes dados resultam de  um inquérito realizado pela Comissão Europeia, que indica que os portugueses inquiridos foram, só atrás dos romenos, os piores em conhecimentos financeiros.

Este estudo sobre  “O estado do conhecimento financeiro na União Europeia”, publicado no passado dia 23 de fevereiro, a pedido da presidência belga do Conselho da União Europeia, mostra que o nível de literacia financeira tem melhorado muito pouco nos últimos anos.

A literacia financeira relaciona-se com o conhecimento e compreensão, mas também com a capacidade de promover a tomada de decisões financeiras.

Tudo para saber sobre este tema no programa da DECO, desta semana, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Delta Cafés lança movimento “Imagi-nação” inspirado no legado de Rui Nabeiro

A Delta Cafés apresenta o movimento “Imagi-nação”, uma iniciativa inspirada no legado do fundador da marca, Rui Nabeiro, e que é um convite a todas as gerações para agir em prol de um futuro melhor, porque tal como o Comendador acreditava, “se todos quiséssemos o mundo seria extraordinário”.

Rui Nabeiro foi um homem de sonhar e de fazer acontecer. Sempre acreditou nas pessoas e na sua capacidade de, com pouco, fazer muito. Foi semeador de atitudes positivas, de sorrisos e, aos poucos, foi construindo e distribuindo, materializando e motivando os outros a tornar o mundo melhor para todos. O seu legado é uma forte inspiração e um compromisso social e neste movimento cumpre-se a vontade do homem que sempre desafiou cada um de nós a sonhar e a fazer mais pelo próximo.

Imagi-nacao.pt desafia os portugueses a fazer o bem e a contribuir para uma sociedade mais feliz, perpetuando a bondade e incentivando a um ativismo de subtilezas que, com pequenos ou grandes gestos, gerem mudanças positivas numa pessoa ou na comunidade.

Cada um de nós tem a capacidade de transformar o mundo em cada gesto, em cada sorriso, em cada ação, em cada imaginação. Este é o mote do movimento, que está disponível no site imagi-nacao.pt, e que desafia todos os portugueses a partilharem as suas intenções e ideias para uma sociedade mais ativa e positiva, inspirando outros a fazerem o mesmo. O movimento “Imagi-nação” integra o programa das homenagens ao fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e baseia-se em gestos que, no dia a dia, podem contribuir para uma sociedade melhor.

A participação neste movimento é simples: basta efetuar o registo no site, partilhar o que pretende fazer, onde e quando, fazer upload de um vídeo e submeter.

Com este movimento, a Delta Cafés cumpre a vontade do homem que foi semeador de atitudes positivas, sorrisos e de espírito empreendedor.

A Delta Cafés lança também uma campanha de comunicação, em digital e exterior, com criatividade da agência Ivity Brand Corp, que pretende desafiar os portugueses a juntarem-se a este movimento.

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, “Mais do que recordar o meu avô com saudade, queremos manter o seu espírito vivo, mobilizando a sociedade através do apelo à imaginação e à ação com o coração. Queremos inspirar e ser inspirados. Criar uma onda de positividade, onde cada sorriso, ato e ideia partilhada contribuam para construir uma sociedade melhor, porque tal como o meu avô dizia: “se todos quiséssemos o mundo seria extraordinário. Este é um convite a sonhar, imaginar e contribuir para um mundo melhor”.

Câmara de Campo Maior apoia Agrupamento de escolas nas despesas com visitas de estudo

O Município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, representado pelo diretor Jaime Carmona, assinaram, no dia 3 de abril, um protocolo de colaboração administrativa e financeira de apoio a visitas de estudo.

Segundo o protocolo, o Município vai apoiar o Agrupamento nas despesas inerentes a visitas de estudo com 10 euros, por aluno do ensino regular, num total de 1068 alunos.

Os alunos do ensino profissional não se incluem no protocolo, uma vez que são financiados na totalidade por fundos comunitários.

Livro sobre a História de Resiliência de Paulo Dias apresentado domingo no CCC

Foi precisamente há sete anos, que a vida de Paulo Dias mudou, por completo, depois de ter sofrido uma grave hemorragia cerebral, que o deixou entre a vida e a morte.

Agora Paulo Dias apresenta um livro, escrito por Cláudia Poeiras, que retrata a sua história de vida e como conseguiu “recuperar desta situação”. Paulo Dias recorda que a 7 de abril de 2017 sentiu “uma forte dor de cabeça, que se manteve durante muito tempo”, pelo decidiu deitar-se e entrou em coma, foi transportado para o Hospital de Elvas, onde lhe foi feita uma TAC e perceberam que “tinha uma hemorragia cerebral grave”, foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, onde lhe drenaram o sangue no cérebro. Passou depois por várias unidades hospitalares até começar o processo de recuperação, altura em que começou a recuperar a memória, porque segundo diz, “até essa altura não me lembrava de nada”.

Com esta obra, Paulo Dias pretende “inspirar e motivar outras pessoas que passam por momentos difíceis na vida”, sendo que a sua reabilitação assenta em três conceitos fundamentais: “aceitar, trabalhar e acreditar”, que foram cruciais para a sua recuperação.

O Comendador Rui Nabeiro foi “uma inspiração” na recuperação deste campomaiorense, porque “esteve sempre muito presente neste processo”, pelo que pretende homenageá-lo no domingo, na apresentação do livro.

Todos os livros foram doados à Associação Coração Delta, revela Paulo Dias, pelo que “as receitas da venda da obra revertem na íntegra para esta associação de solidariedade social, de Campo Maior”.

Livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A Prova de Resiliência de Paulo Dias” é apresentado no domingo, pelas 15 horas, no Centro de Ciência do Café.

No evento de domingo vão marcar presença o Chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, a editora Amélia Vadillo, a escritora Cláudia Poeiras e a apresentadora de televisão Fátima Lopes.

Árbitra campomaiorense Sara Gaspar estreia-se em jogo internacional

A árbitra campomaiorense, Sara Gaspar, que faz parte da Associação de Futebol de Évora e pertence aos quadros da Federação Portuguesa de Futebol, vai realizar o seu primeiro jogo internacional, como árbitra assistente nº2.

O jogo, marcado para esta sexta-feira, 5 de abril, entre a Eslováquia e Israel, tem início agendado para as 14 horas portuguesas. Trata-se da 1ª Jornada do Grupo B2, a contar para a Fase de Qualificação Europeia Feminina.