Jesus Ezquerra (Sporting/Tavira) venceu, na chegada inédita a Arruda dos Vinhos, a 8ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. O espanhol, de 25 anos, venceu a etapa mais longa desta edição, depois de integrar a fuga do dia que durou quase tanto como os 208 quilómetros da tirada iniciada na Nazaré.
O atleta falou em confiança quando os resultados aparecem: quando algo não está bem critica-se. Mas acho que devem confiar porque no final corre tudo bem. A vitória acabou por chegar. Todos sofremos por já não podermos ganhar a Volta. Espero que este triunfo sirva para todos os sportinguistas e tavirenses.
Samuel Caldeira (W52-FC Porto) valorizou a prestação de Ezquerra: ele teve todo o valor. O Ezquerra arrancou de longe e penso que não me cabia a mim tentar apanhá-lo. Tenho que me contentar com o segundo lugar e ficar feliz por estarmos em amarelo.
O atleta do Sporting/Tavira, Hugo Sabido, diz que já na etapa anterior tinham tentado colocar um homem na fuga. Hoje conseguimos. O Jesus foi feliz e a equipa toda está de parabéns.
A 9ª e penúltima etapa marca o regresso da Volta a Portugal às estradas alentejanas, com a partida marcada para Alcácer do Sal, às 12h45. O pelotão irá passar ainda em Montemor-o-Novo e Vendas Novas, para depois seguir até Setúbal onde vão terminar os 176,1km da tirada.
Antes de chegar à Avenida Luísa Todi, na Cidade Europeia do Desporto 2016, haverá a passagem pela emblemática Serra da Arrábida, num percurso que sofreu alterações, devido a condições de segurança. A abordagem ao alto da Serra será efetuada pelo Convento da Arrábida onde estará a última contagem de montanha da Volta 2016.