O Comando Territorial Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 4 a 10 de Abril, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, das quais se destacam 19 detenções: 11 por tráfico de estupefacientes, cinco por condução sob o efeito do álcool, um por ameaça e coação com arma de fogo e um por condução de veículo sem habilitação legal.
No mesmo período foram apreendidas 200 doses de haxixe, 77 de liamba, 186 gramas de MDMA, 5,5 g de anfetaminas e uma arma de fogo.
No que diz respeito à fiscalização de trânsito, foram detatadas 139 infracções, destacando-se 29 por excesso de velocidade, dez por irregularidades nos sistemas de sinalização e iluminação, oito por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei e seis por falta de inspeção periódica obrigatória.
No total, registaram-se 13 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e dois feridos leves.
Na fiscalização geral a GNR levantou 29 autos de contraordenação, sendo 21 por consumo de estupefacientes, oito no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
Neste período foram também levadas a cabo algumas acções de sensibilização, sendo 27 acções de âmbito escolar, tendo sido sensibilizadas 576 alunos/pais/encarregados de educação/professores, 19 no âmbito do programa idosos em segurança, tendo sido sensibilizados 107 idosos, e seis de âmbito comércio seguro, tendo sido sensibilizados 31 comerciantes.