A coleção António Cachola, patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, foi galardoada ontem, terça-feira dia 23, no âmbito da ARCOMadrid, com o prémio Colecionador Privado.
O prémio foi entregue ao colecionador António Cachola, em Madrid, num jantar organizado para o efeito e em que também marcou presença Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.
Com a entrega deste galardão o certame reconhece a importância da coleção de arte contemporânea e do MACE, enquanto montra da mesma e do seu dinamismo, sendo que todos os anos o certame é cenário da entrega de diversos prémios que reconhecem a criação artística, o colecionismo e a trajetória tanto de jovens artistas como de outros mais consagrados.
A mostra, cedida ao MACE pelo comendador e economista António Cachola, integra obras de arte portuguesa em diferentes categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, instalação, vídeo e fotografia, perfazendo um total de 600 peças, sendo exclusivamente constituída por obras de proveniência nacional, produzidas por artistas portugueses e datadas a partir dos anos 80 do século XX.