O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro abriu portas esta quarta-feira, dia 7, em Campo Maior.
A inauguração contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que garantiu tratar-se de uma escola com condições excelentes e condições de trabalho ótimas para alunos, funcionários e professores mas é, sobretudo, uma escola com ambição e nós vimos aqui nos discursos essa ambição.
Todos nós sabemos que é através de uma educação de grande qualidade e exigente que atraímos os jovens para o interior e é da formação desses jovens que sai o futuro do nosso país, sublinhou.
Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal, revela que esta obra foi um dos grandes objetivos do primeiro mandato do Partido Socialista. A necessidade que existia de renovar as escolas do centenário foi um dos principais objetivos deste centro. É necessário percebermos o que o concelho tem que acompanhar na modernização do processo educativo mas também destacar a necessidade deste Centro Escolar ser referência pela qualidade do ensino.
O autarca reiterou o seu orgulho por, passados dois anos do início da obra, ter o privilégio de inaugurar este equipamento que vem colocar Campo Maior na linha da frente do ensino a nível nacional e europeu. O concelho tem que ter a capacidade de fixar a população no interior do país e a educação é uma das áreas que o pode fazer.
O Comendador Rui Nabeiro sentiu-se satisfeito com a atribuição do seu nome ao Centro Escolar. Eu acho que não fiz nada que tivesse esta honraria mas como foi uma dedicatória de quem está à minha volta sinto-me muito orgulhoso.
José Emílio Pernas, diretor do estabelecimento de ensino, apresentou-nos o novo Centro Escolar de Campo Maior. Este novo espaço tem cerca de quatro dezenas de salas de aula, refeitório, pavilhão desportivo, biblioteca, salas de informática e EVT, auditório e vários laboratórios. Neste momento temos perto de 800 alunos e 50 professores. Há ainda uns aspetos a melhorar mas está tudo a correr dentro da normalidade.
Para Manuel Maria Barroso, Delegado Regional de Educação do Alentejo, a aposta na educação é determinante. Sem educação o mundo não avança e por isso este centro vem reforçar a qualidade do ensino que é praticado em Campo Maior.
Roberto Grilo, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, revelou que esta inauguração é mais um momento de felicidade para a região assistir àquilo que é a concretização de mais um sonho da qualificação e de um equipamento fundamental para a coesão entre os territórios.
Também o Comendador António Cachola marcou presença na inauguração. Em declarações à nossa reportagem mostrou-se surpreendido com tudo o que viu. Tenho a certeza que todos os alunos vão ficar muito satisfeitos pelo facto de terem à sua disposição esta infraestrutura.
O Centro Escolar de Campo Maior resulta de um investimento de um investimento de cerca de 8 milhões de euros, financiado pelo FEDER com uma comparticipação nacional de aproximadamente 1.2 milhões de euros, da qual 616 mil euros são responsabilidade do município de Campo Maior e 564 mil euros da DGESTE.