O Futebol Clube Mosteirense conseguiu uma das grandes proezas da segunda eliminatória da Taça de Portugal. O conjunto do concelho de Arronches, a jogar fora, afastou o Sporting Ideal, do campeonato nacional de seniores, vencendo nos Açores por 0-2.
O encontro da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de São Miguel, entra direto no historial do emblema de Mosteiros e fica entre as maiores conquistas de uma equipa do distrito nesta prova: o Mosteirense, um clube do Distrital, afastou um conjunto de escalão superior.
O encontro da tarde deste domingo, 27 de setembro, começou bem para os alentejanos: susteram a maior posse da bola dos locais e partiram para o contra-ataque, podendo ter marcado por João Cordeiro e André Camilo (na foto ao lado, de arquivo, a conduzir o esférico). Mas foi de bola parada que apareceu o primeiro golo: livre de Cordeiro, defesa açoriana parada e Miguel Cardoso encostou.
Momento importante do jogo, à beira do descanso: o Sporting Ideal ficou com dez jogadores em campo, com duplo amarelo para um elemento da equipa de Luís Roquete. A eliminatória ficou mais clara no minuto 70: Ricardo Fernandes conduziu mais um ataque rápido alentejano, ofereceu a Fernando Toscano, que acabou por deixar para Camilo fazer o 0-2 final. Até acabar, o jogo confirmou a incapacidade insular para marcar e a capacidade de sofrimento mosteirense.
Jorge Moura, treinador elvense de Mosteiros, já pensa na eliminatória seguinte: “a direção quer jogar com um grande”, afirmou a pensar no sorteio da próxima quinta-feira, 1 de outubro, já com os clubes da I Liga em jogo. A comitiva de Mosteiros deixa o aeroporto de Ponta Delgada amanhã, segunda-feira dia 28, às 8.25 horas locais (9.25 horas, no continente), com chegada ao Alentejo prevista para o meio da tarde.