O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, visitou ontem as Festas do Povo de Campo Maior, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro, pelo presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, e pelo Comendador Rui Nabeiro.
O voluntariado é o tema em destaque durante o dia de hoje e Pedro Mota Soares aproveitou para enfatizar trabalho social que tem sido feito em Campo Maior, através das instituições.
Ricardo Pinheiro, presidente do município de Campo Maior, mostrou-se orgulhoso pela forma como, este ano, os campomaiorenses conseguiram fazer uma coisa extraordinária, que é transformar as Festas do Povo numa marca.
O número de visitantes, entre 1989 e 2004, duplicou e muito se deve à arte das flores de papel e à diversidade na decoração das ruas.
A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população, sendo uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses.
A tradição dita ainda que a preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da enramação.