No Dia Mundial do Teatro que se comemora esta sexta-feira, dia 27, o Centro Cultural de Campo Maior é palco da peça A Birra do Morto. Outra Vez!, do grupo Blá Blá Blá, Teatro Jovem de Campo Maior, com início pelas 21.30 horas.
Esta peça é uma farsa trágica, com grande potencial cómico, da autoria de Vicente Sanches, que, segundo José Meira, ator e membro da equipa de coordenação, a personagem principal é o morto, que faz uma birra porque se recusa a ser enterrado. Ele vai desrespeitar e ignorar as outras personagens, ou seja, não vai ligar aos argumentos que a médica tem ou que a própria viúva tem. Vai até haver um desacate à autoridade, porque a GNR vai tentar convencê-lo a ser enterrado e ele não quer, ele sofre de claustrofobia e não quer mesmo ser enterrado.
José Meira revela ainda que a peça consiste numa crítica social, ridicularizar também todos os elementos, A Birra do Morto é intemporal, aos anos que existe e ainda hoje está atual. Tentamos desdramatizar toda a sociedade e brincar, não ferindo suscetibilidades, apesar de se falar em donos da agência, em se falar na religião e também na GNR, mas sim brincar um pouco ao que é a sociedade hoje em dia.