Skip to content

34ª Meia Maratona Internacional Badajoz – Elvas corre-se na manhã deste domingo

Corre-se este domingo, 8 de fevereiro, a 34ª edição da Meia Maratona Internacional Badajoz – Elvas.

A prova, com um percurso de 21 quilómetros, é organizada, uma vez mais, pela Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a autarquia de Badajoz, através da Fundação Municipal de Desportos, o Clube Elvense de Natação e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

À semelhança da Meia Maratona Elvas – Badajoz, garante o vereador Hermenegildo Rodrigues, esta é “mais que uma prova desportiva”. “É um símbolo que esbate fronteiras, que reforça a cooperação transfronteiriça e, acima de tudo, permite que as cidades de Elvas e Badajoz caminhem juntas, partilhem aquilo que são objetivos e desígnios comuns de união”, assegura.

Por outro lado, o autarca destaca ambas as provas como uma forma de proporcionar aos munícipes dos dois lados da fronteira “uma qualidade de vida assente na prática desportiva”, partilhando “um futuro comum”. “É a esse futuro comum que nós queremos dar continuidade ao longo do percurso para um lado ou para o outro. Garantidamente muitos dos que participam partilham histórias, partilham a aventura e o desafio pessoal, mas afirmam e reforçam uma linguagem comum em que o desporto é o fator predominante”, acrescenta.

Dando conta que o evento, desta vez, conta com um cariz solidário, em prol da luta contra o cancro, o vereador agradece ainda a colaboração dos muitos voluntários que se associam à organização, bem como das forças de segurança, dos bombeiros e da Cruz Vermelha.

Já Juan Parejo, vereador no Município de Badajoz, recorda que a Meia Maratona Internacional Badajoz – Elvas esteve, até ao ano passado, e por diversas razões, em suspenso desde a altura da pandemia. “No ano passado, e na sequência da conversa que tivemos com os clubes de atletismo dos dois lados da fronteira, tanto de Elvas como de Badajoz, eu e o meu colega Hermenegildo Rodrigues trabalhámos para recuperar a prova. Temos a Meia Maratona Elvas-Badajoz, que se realiza sempre em novembro, mas a Meia Maratona Badajoz-Elvas teve que ser recuperada”, recorda.

Dizendo que, habitualmente, a prova iniciada em Elvas costuma ser mais participada, Juan Parejo garante que esta Meia Maratona com arranque em Badajoz é “mais complicada” para os atletas. “Enfrentam a prova com o vento na cara e a terem que subir, nos últimos quilómetros, mas essa dificuldade também torna o evento desportivo atrativo. Esse é o desafio dos atletas: superar uma meia maratona com um final assim e chegando a uma cidade que é Património Mundial”, remata o autarca espanhol.

A prova, amanhã, tem partida marcada para as 9h30, na Avenida de Huelva, em Badajoz. A meta, como habitualmente, estará instalada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Compartilhe este artigo: