Skip to content

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo oferece novos cursos profissionais

No próximo ano letivo de 2025/2026, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo oferece à comunidade educativa novos cursos profissionais.

João Veiga, diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, em declarações à RNA, referiu que “os cursos que nós propomos para 2025/2026 estão assentes em seis critérios. Um é o histórico do agrupamento de escolas, o outro são as necessidades manifestadas pelas empresas e pelo mercado de trabalho, o outro são os recursos humanos que nós temos, bem como os materiais disponíveis neste agrupamento de escolas, as preferências e expectativas dos alunos, a responsabilidade social e do desenvolvimento regional, bem como aquilo que são, a relevância dada pela Agência Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional aos diferentes cursos”.

“Assim, estão aprovados quatro cursos para o próximo ano letivo, no que diz respeito aos cursos profissionais, que é o técnico de manutenção industrial, na variante de manutenção mecânica, que é um curso que já teve um histórico interessante na Escola Secundária de Montemor, no entanto, a partir de 2024, deixou de ser uma oferta neste agrupamento, mas pretende-se que seja uma oferta nova, recuperada, para dar resposta principalmente às necessidades manifestadas pelas empresas e pelo próprio mercado de trabalho. Por outro lado, tivemos o curso técnico de ação educativa, esse é um curso que começámos no ano passado, e que também é um curso que dá resposta às necessidades manifestadas, neste caso, por entidades ligadas ao ensino. Atendendo também ao histórico do agrupamento e aqui dando uma resposta às preferências e expetativas dos alunos, continuamos a manter o técnico de desporto e por outro lado temos uma novidade até na região e quando eu falo na região, em toda a região do Alentejo, que é o técnico de bombeiro. É numa perspetiva de responsabilidade social e principalmente da responsabilidade social, que todos temos todos. Dando também resposta àquilo que os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo vinham a partilhar connosco, que por vezes têm dificuldade em arranjar jovens para esta área, e é uma área necessária”, acrescentou.

João Veiga, adianta ainda que “a matrícula é feita através do portal das matrículas, como acontece nas outras ofertas, que irá decorrer brevemente após a saída dos resultados da primeira fase das provas finais de ciclo. Os resultados irão sair no dia 15, portanto a partir dessa data estarão disponíveis para fazer as matrículas no portal”.

“O que digo aos jovens e às famílias é que confiem no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo para continuarem a estudar. Seja por terem que estudar até o 9º ano ou então aqueles que são orientados a outros concelhos que venham para Montemor estudar, Montemor é um concelho que consegue dar respostas a vários níveis e nós queremos que a nível do ensino profissional também possamos ser uma referência e desafio qualquer jovem a vir estudar para o Montemor e que consiga aqui encontrar o seu caminho para um futuro mais risonho”, rematou o diretor do agrupamento.

Compartilhe este artigo: