
Portalegre celebra esta sexta-feira, 23 de maio, os 475 anos da elevação a cidade.
As comemorações, com as tradicionais Festas da Cidade, arrancaram ontem, ao final da tarde, com a inauguração oficial e uma arruada dos “ViraVadio”, entre o Jardim da Corredoura e Avenida George Robinson. Durante a noite houve concerto dos Calema e fogo de artifício.
Até domingo, dia 25, o evento, garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, conta com um programa “recheado e pensado para todas as faixas idades”, para que “todos sintam que a festa é para eles”. Para além dos vários espetáculos, não vão faltar atividades culturais e desportivas, sem esquecer a tradicional corrida de touros este sábado à tarde.
Num “espaço agradável e bem cuidado”, a autarca não tem dúvidas de que as pessoas se vão sentir “muito bem” nas festas da cidade. Uma das novidades da edição deste ano do evento é a realização de uma recriação histórica, na tarde desta sexta-feira, que servirá para recordar o momento, há 475 anos, em que Portalegre foi elevada a cidade.
Lembrando que as entradas são gratuitas, Fermelinda Carvalho explica ainda que o evento volta a realizar-se no coração da cidade, ao contrários de outros, como a Feira das Cebolas, porque “as pessoas se identificam com isso” e porque a economia local, desde a restauração à hotelaria, também sai beneficiada. “É uma ideia que não queremos abandonar”, remata.
A noite de hoje, nas Festas da Cidade de Portalegre, contará com espetáculo do projeto “Para Sempre Marco”, de homenagem a Marco Paulo, a partir das 23 horas, depois de um dia que fica marcado por um conjunto de cerimónias protocolares, com o hastear da bandeira, uma missa e uma sessão solene, para além de uma recriação histórica da elevação de Portalegre a cidade e o tradicional desfile das carroças e das Maias.