Desde quarta-feira, dia 15 de janeiro, Campo Maior tem sido palco da sétima edição do Festival de Grous. O foco do evento, durante a semana, foi a comunidade escolar com diversas atividades viradas para a área da educação, no fim-de-semana, dias 18 e 19 de janeiro, o evento é dedicado ao público em geral.
João Sanguinho, da direção do GEDA, espera que a previsão meteorológica “seja favorável às datas do festival no fim-de-semana para que a observação das aves seja produtiva durante a manhã de sábado”, assim como, as mais diversas atividades a longo do fim-de-semana.
Depois da observação das aves durante a manhã, ainda este sábado, os participantes vão poder degustar “um prato regional”, com vista a dar a conhecer e “a marcar a identidade local”. Já na parte da tarde, em Ouguela, vai ter lugar “jornadas técnicas face à fauna com base na investigação e análise da biodiversidade”, adianta João Sanguinho.
Com incidência em Ouguela e no Centro Ambiental do Xévora, no domingo e último dia do festival, os participantes “vão realizar um percurso pedestre”, nestas duas áreas, com o objetivo de “explorar as principais zonas de ocorrência de Grous”. Para terminar o dia, o público vai “degustar produtos regionais” no Centro Ambiental do Xévora, realça João Sanguinho.
As inscrições para o fim-de-semana, podem ser feitas até esta seta-feira, dia 17 de janeiro, no site do GEDA.
Esta iniciativa está integrada na Agenda Cultural do Município de Campo Maior neste primeiro mês de 2025.