A cerimónia de assinatura da escritura do direito de superfície para a construção da fábrica LUS222 decorre esta quinta-feira, 19 de dezembro, pelas 16 horas, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, local onde será instalada esta que será a primeira linha de montagem final de aeronaves estabelecida em Portugal.
A cerimónia contará com as intervenções de Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Miguel Braga, Presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft, João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia, e de Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas.
Entre os destaques do programa está também a apresentação de ponto de situação da engenharia desenvolvida desde 2022 da Agenda Mobilizadora AERO.NEXT Portugal, por Frederico Aguiar Branco, gestor do projeto, e a demonstração dos planos previstos para formação e qualificação de recursos humanos para o setor por parte de Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do IEFP.
A assinatura da escritura representa um passo crucial na instalação da linha de montagem final do LUS222, uma aeronave regional ligeira cuja engenharia já está a ser desenvolvida em Évora. A industrialização e produção irá acontecer em Ponte de Sor, a partir de 2026.
O LUS222 é uma aeronave regional ligeira que será desenvolvida, industrializada e comercializada a partir de Portugal, com 19 lugares, 2000 quilos de carga e 2000 km de alcance. A instalação da linha de montagem final em Ponte de Sor vai gerar entre 150 a 300 postos de trabalho qualificados no concelho, com um impacto significativo na qualidade de vida da população.
No âmbito da Agenda AERO.NEXT, Ponte de Sor acolhe ainda o desenvolvimento do UAS ARX, aeronave não tripulada concebida e produzida pela Tekever, fortalecendo e consolidando a posição de Portugal na cadeia de valor aeronáutica a nível global.