Skip to content

Museu de Arte Sacra em Arronches aberto ao público após relocalização

Inaugurado em 2015, após um intensivo trabalho de recuperação de todas as peças que compõem o acervo na posse da paróquia, o Museu de Arte Sacra de Arronches acabou por abrir ao público, localizando-se inicialmente no coro alto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Pela dificuldade de acesso ao referido espaço “tão valioso conjunto não tinha a visibilidade que merece, algo que acontece agora, após a sua relocalização, no Convento de Nossa Senhora da Luz”, conforme referiu o presidente da Câmara Municipal, João Crespo, numa breve cerimónia realizada neste domingo, dia 15 de dezembro, data em que se cumpre precisamente o primeiro aniversário da reabertura do templo, após reabilitação.

O edil, já depois de uma breve atuação musical da Academia Sénior de Arronches e após cumprimentar todos os presentes, referiu este momento como muito especial e apenas possível pela colaboração de vários intervenientes, justificando-se então um agradecimento à Paróquia de Arronches e à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, particularizando nas pessoas do pároco Fernando Farinha, do bispo D. Antonino Dias e de todos os integrantes do Conselho Paroquial e da Comissão Diocesana para os Bens Culturais, mas também à vereadora Maria João Fernandes, a Leandra Vasconcelos, ao técnico do Município, Tiago Pereira, aos colaboradores dos serviços operacionais da autarquia e a todos aquele que, de uma forma ou de outra, se empenharam na concretização deste projeto. João Crespo terminou, endereçando não só a quem ali se encontrava, mas também a toda a população, votos de festas felizes e de um excelente ano de 2025.

De seguida, o padre Fernando Farinha lembrou a sua chegada a Arronches e o momento em que se deparou com todas as peças que compõem o Museu de Arte Sacra, ficando desde logo com a intenção de as recuperar, o que foi feito com a colaboração da Câmara Municipal, a quem agradeceu, mencionando o apoio prestado, na altura, pela presidente Fermelinda Carvalho.

O pároco de Arronches elogiou depois o trabalho efetuado pela Câmara Municipal na reabilitação do Convento de Nossa Senhora da Luz, pedindo que este espaço conserve em perfeitas condições todos os bens para ali transferidos, de modo a que todos os visitantes os possam contemplar condignamente.

Os presentes nesta cerimónia foram então convidados a conhecer as novas instalações do Museu de Arte Sacra de Arronches, espaço que ficará visitável durante o período em que o Convento se encontra aberto ao público, ou seja, de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 13h e as 14h e as 17h30, no período de inverno e entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h, no período de verão.

Compartilhe este artigo: