O 1º de dezembro de 1640, que marcou o fim de seis décadas de ocupação espanhola e a restauração da independência de Portugal, volta a ser celebrado, este domingo, em Vila Viçosa, com uma arruada e um desfile histórico, com início às 10 horas, na Praça da República.
O desfile, explica o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, que culmina com uma encenação histórica junto à estátua de D. João IV, no Terreiro do Paço, envolve diversas entidades do concelho, como os bombeiros, o grupo de teatro amador, os escuteiros e a Sociedade Filarmónica União Calipolense. Destaque ainda para “uma participação especial” da Charanga a Cavalo da GNR.
“A nossa equipa, desde que entrou em funções, tem tentado dinamizar estas comemorações do 1º de Dezembro, chamando também a atenção nacional para estas celebrações em Vila Viçosa”, adianta o autarca, que recorda a ligação da Casa de Bragança à Restauração da Independência. Com a iniciativa, a autarquia procura “concretizar de forma digna estas comemorações que, durante algum tempo ficaram esquecidas”.
Convidando todos a participarem na iniciativa, Tiago Salgueiro revela ainda que, por volta do meio-dia, no Paço Ducal, serão distribuídos biscoitos e chocolate quente a todos os presentes, “relembrando o que acontecia no passado”.