Greve no distrito de Portalegre com adesão de 50 por cento

A greve geral desta sexta-feira, dia 18, foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, a uma semana da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2023, que prevê aumentos salariais de um mínimo de cerca de 52 euros ou de 2% para a administração pública no próximo ano.

Helena Almeida, dirigente sindical da delegação de Portalegre do STAL, refere que a nível distrital “a greve ronda os 50 por cento, havendo ainda concelhos por apurar. No concelho de Elvas, a adesão à greve ronda os 15 por cento e em Campo Maior os 25 por cento”.

Já Adriano Sousa, coordenador da delegação de Évora do STAL, refere que, “no que diz respeito à recolha do lixo e escolas, a adesão à greve é de cerca de 75 por cento. A recolha de resíduos parou em praticamente todos os concelhos e as escolas estão quase todas encerradas”.

“Os números da adesão ficaram um pouco abaixo do que esperávamos mas, mesmo assim, mostram o descontentamento dos trabalhadores, relativamente às medidas de desvalorização do Governo”, garante o coordenador distrital.

De recordar que a Frente Comum de Sindicatos exige aumentos salariais de 10% para a administração pública no próximo ano, tendo esperança que ainda haja tempo para negociar com o Governo.