Skip to content

Santa Casa de Campo Maior promove participação ativa de idosos na sociedade

Através do projeto Cidadania Ativa, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a promover os laços dos idosos do Lar Santa Beatriz com a comunidade da vila, para que possam ter uma participação mais ativa na sociedade.

A base do projeto, segundo a coordenadora Rosália Guerra, está no voluntariado e na ligação à própria comunidade. “Nós acreditamos que os nossos idosos precisam de manter as suas ligações à sua vida, na terra onde estão inseridos, no local onde desenvolveram a sua história de vida. Se perguntarmos aos nossos idosos qual o melhor sítio para envelhecer, eles respondem que é o local que conhecem”, começa por dizer Rosália Guerra.

Na prática, o propósito do programa passa por levar os idosos a visitar locais que são “considerados de cidadania”, como “a Câmara Municipal, o posto de turismo, o centro de saúde, museus, o centro comunitário e as juntas de freguesia”. “O que pretendemos é que os idosos possam continuar conhecedores dos seus direitos enquanto cidadãos, para serem mais participativos e para que, quando estão a tomar as suas decisões, o possam fazer de forma mais consciente, mais informada e mais ponderada”, realça ainda a coordenadora do projeto Cidadania Ativa.

Cidadania Ativa tem como objetivo fundamental proporcionar ao grupo de idosos do Lar Santa Beatriz, “até as suas capacidades cognitivas o permitirem”, uma participação ativa na comunidade através “do poder de decisão, de consciência e informação”.

Compartilhe este artigo: