Banda 1º Dezembro apresenta Concerto de Ano Novo em Degolados

A Banda 1.º de Dezembro, de Campo Maior, promove, este sábado à tarde, dia 7 de janeiro, um Concerto de Ano Novo, na Igreja de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.

Independentemente do espaço que acolhe um concerto de uma filarmónica, como esta – “seja na rua, numa procissão, numa tourada” – garante o maestro da banda, a música tem de transmitir sempre “uma mensagem clara”, para que o público “sinta aquilo que os músicos fazem”, sendo que, para Francisco Pinto a música acaba mesmo por ser “uma terapia”. “Não há uma explicação possível, nem uma definição. A música tem de se sentir. Se não for assim, não tem lógica andarmos aqui a fazer o que quer que seja”, assegura.

Sendo a música é uma arte que implica “muito sacrifício”, o maestro, a cada ensaio da banda, aos sábados, tem procurado passar essa mensagem aos seus músicos. “Tem de se fazer sacrifícios, temos de estar sempre ligados à música. O instrumento tem de ser o nosso companheiro principal. Há tempo para tudo, mas a música precisa de muito de trabalho, temos de dedicar muito tempo a isto”, assegura.

Entre os cerca de 30 elementos que, atualmente, compõem a banda, encontram-se pessoas com idades compreendidas entre os dez e os 72 anos. “O mais antigo é muito conhecido, que é o senhor João Varela, que é pianista, mas agora está a tocar viola baixo”, revela Francisco Pinto, assegurando que, na filarmónica, e procurando sempre evoluir-se, mais que os instrumentos de sopro, vão se introduzindo, aos poucos, “a corda, o teclado”. “Temos um leque vastíssimo, por exemplo, de instrumentos de percussão”, adianta o maestro, assegurando que, atualmente, já contam com instrumentos como tímpanos, bombo de concerto, lâminas, viola baixo e teclado.

O concerto de amanhã, da Banda 1º de Dezembro, na Igreja Matriz de Degolados, está marcado para as 16 horas. As entradas são gratuitas.