Candidaturas ao ensino superior igualam números de 2015

Ensino2A menos de uma semana do final da 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior, mais de 38 mil estudantes já apresentaram as suas candidaturas, o que significa uma quebra ligeira face ao ano anterior.

Desde o início da 1.ª fase de acesso, a 21 de Julho, a tendência tem sido de manutenção do número de alunos em relação ao ano anterior. O concurso começou com 10.047 candidaturas (mais 894 do que no ano passado) no primeiro dia, que é um dos mais concorridos habitualmente.

O concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano prolonga-se por mais dois dias do que vem sendo habitual e, até quarta-feira da próxima semana, dia 10, ainda é possível apresentar candidaturas.

No ano passado, o número de estudantes que quiseram entrar ao ensino superior aumentou, depois de três anos de quebra consecutiva. O total de 48.306 estudantes que apresentaram a sua candidatura na 1.ª fase significou o número mais alto de candidatos desde 2010.

Os alunos que se candidatam ao concurso nacional de acesso concorrem a um dos 50.688 lugares disponíveis nas universidades e politécnicos públicos. Os resultados da 1.ª fase de candidatura ao ensino superior são conhecidos a 12 de Setembro. O concurso nacional termina a 24 de Outubro, quando forem conhecidos os resultados da 3ª fase de candidaturas.