Por ocasião do São Mateus, são muitas as famílias elvenses e os grupos de amigos que cumprem a tradição de acampar na Piedade. É o caso de Fátima Rosa e dos seus tios.
Tendo-lhe sido passada pelos seus antepassados, esta tradição, revela Fátima, é mantida há cerca de 30 anos, com o objetivo de viver “momentos de convívio”, em “harmonia”, no decorrer destes dias de feira e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade. “É uma tradição que vem dos meus avós e o que nós gostamos é do convívio que temos aqui, de momentos bons. Por isso é que reunimos aqui todos, porque acho que o melhor é esta harmonia com a família e os amigos”, assegura.
No seu acampamento, revela Fátima, já chegou a juntar cerca de 40 pessoas. “Nunca se pode precisar quantas pessoas vêm aqui, porque passam, bebem uma cervejinha, comem um queijo e tudo o que temos aqui na mesa e depois vai-se prolongando para o jantar”, explica.
Também Patrícia Oliveira passa estes dias no São Mateus, com familiares e amigos, numa tradição que mantém desde 1998. “Almoçamos, jantamos, passamos aqui o dia inteiro. Só não dormimos”, revela, dando conta que é com “muita alegria” e a “dançar” com familiares e amigos se passa a semana inteira. “Às vezes juntamo-nos aqui 50”, revela ainda.