A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) apresentou a sua Estratégia Regional para a Adaptação às alterações Climáticas, numa sessão que contou com a presença da vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira e que foi encerrada via online, pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
A Estratégia que foi apresentada é para Carmen Carvalheira “um desafio e um trabalho contínuo e faseado que a região tem pela frente e que terá de acomodar todas as áreas de governação”.
Com a elaboração da Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo, é pretendido criar as condições para que o território e seus agentes estejam melhores preparados para os efeitos das alterações climáticas.
Os objetivos desta estratégia são dotar a região das estratégias e das capacidades institucionais necessárias para promover a adaptação às alterações climáticas com base na articulação de medidas transversais, setoriais e territoriais, assim como melhorar o conhecimento sobre as alterações climáticas no Alentejo através de um sistema de informação e monotorização.
Esta estratégia pretende ainda dotar o Alentejo de um diagnóstico detalhado de impactos climáticos, informar e formar agentes socioeconómicos e dotá-los com as competências para o desenvolvimento autónomo de estratégias de adaptação às alterações climáticas e ainda, identificar medidas de adaptação às alterações climáticas de âmbito regional e mecanismo de monotorização das vulnerabilidades, impactos e medidas identificadas.
A CCDR tenciona que a estratégia constitua um instrumento, focado no contexto regional, que inclua a identificação de medidas de adaptação às alterações climáticas sustentadas em dados sólidos, na compreensão das vulnerabilidades climáticas reginais e na identificação de ameaças entre outras.