A candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da UNESCO será discutida na próxima quinta-feira, dia 16, no decorrer da 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Na vila de Campo Maior o sentimento “é de grande ansiedade e nervosíssimo, mas queremos acreditar que sim, que o parecer vai ser positivo e que Campo Maior e as suas Festas vão ser consideradas Património Imaterial da Humanidade. Para nós é um motivo de orgulho e de reconhecimento a todo o trabalho e dedicação da população”, como nos referiu Vanda Portela (na foto), presidente da Associação das Festas do Povo.
Quanto à realização da próxima edição do evento, Vanda Portela adianta que “é mais seguro apontar para 2023. Para realizarmos as Festas do Povo em 2022, teríamos que começar a trabalhar já em janeiro e a situação pandémica do país não nos permite fazer grandes previsões para o futuro”.
A 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO está a decorrer até sábado, dia 18, em Paris (França), estando em análise 55 candidaturas.