O Governo declarou esta sexta-feira, situação de alerta em 14 distritos de Portugal continental, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio.
Esta situação de alerta tem início hoje às 12 horas e prolonga-se até segunda-feira.
A declaração surge na sequência da determinação, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do estado de Alerta Especial de nível laranja para os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Esta declaração surge da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA, na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias.
A declaração da situação de alerta implica a elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.