Skip to content

EXAMES NACIONAIS: MÉDIA DO EXAME DE PORTUGUÊS IGUALA PIOR RESULTADO DE SEMPRE

notas_examesA Média nacional ficou-se pelos 8,9 numa escala de 0 a 20, tal como em 2011.

O Ministério da Educação e Ciência optou por não separar os resultados dos dois exames realizados nesta 1.ª fase na sequência das perturbações geradas com a greve geral de professores.

O certo é que a média nacional divulgada nesta quinta-feira pelo MEC, que junta as duas provas, empata com o pior resultado obtido neste exame — 8,9 (numa escala de 0 a 20), obtida também em 2011.

A percentagem de negativas subiu para 55%. Ou seja, mais de metade dos alunos chumbaram no exame, o que não quer dizer que tenham reprovado à disciplina, já que o resultado destas provas apenas conta 30% para a classificação final dos alunos. Feita esta ponderação, a taxa de reprovações a Português subiu de 8% para 10%, a mesma também registada em 2011.

Recorde-se que alguns alunos não puderam fazer a prova de português na 1ª fase, a 17 de junho, devido à greve dos professores. Os alunos de quatro escolas em que se registaram protestos nesse dia também puderam repetir a prova no dia 2. No dia 17, realizaram a prova de Português 56.878 alunos; no dia 2 de Julho, compareceram 13.755. A prova de Português é obrigatória para todos os alunos do 12.º ano.

As médias dos outros exames realizados pelos alunos do 11.º e 12.º ano foram divulgadas esta quarta-feira. Os resultados de ontem confirmam um cenário de desastre, com médias negativas em 12 das 19 provas realizadas, entre elas as que são as mais concorridas deste nível de ensino.

Compartilhe este artigo: