Skip to content

Coronavírus em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgO coronavírus já matou várias centenas de pessoas em todo o mundo, quase todas elas na China, país onde a doença foi identificada, pela primeira vez, em humanos.

Trata-se de uma doença respiratória potencialmente grave, como a pneumonia. Contudo, alerta o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, este surto deve ser vivido como uma outra gripe grave, tendo sempre por base todas as regras de prevenção.

A maioria dos casos de coronavírus está associada a um mercado específico de alimentos e animais vivos, em Wuhan, na China. Os primeiros casos de infeção estão relacionados com pessoas que frequentaram este mercado. Por isso, suspeita-se que o vírus seja de origem animal.

Febre, tosse e falta de ar são os principais sintomas deste novo coronavírus. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

As formas de transmissão deste novo coronavírus ainda estão em investigação pelas autoridades internacionais. A transmissão de pessoa a pessoa foi confirmada, embora ainda não se conheçam mais pormenores.

Compartilhe este artigo: