A Pousada de Santa Luzia, em Elvas, vai reabrir ao público como hotel.
O empresário João Simões, que detém outro empreendimento de referência na cidade de Estremoz A Cadeia Quinhentista alugou com opção de compra à ENATUR (entidade que supervisiona a exploração da Rede de Pousadas de Portuga) o espaço da antiga Pousada de Elvas.
Em declarações à Rádio Campo Maior, o empresário, explicou os motivos que o levaram a abraçar este desafio e apresentou o projeto. “Sempre tive um carinho muito grande por pousadas (…) cada vez que passava em Elvas e via a Pousada encerrada dava-me pena”. João Simões garante que o objetivo passa por “repor a unidade a funcionar como hotel com todas as valências que tinha e apostando fortemente na gastronomia”.
Ouvir aqui Reportagem da Rádio Campo Maior
Reabertura da Pousada cria vinte postos de trabalho
A designação do espaço ficará Hotel Santa Luzia de Elvas e irá criar “vinte novos postos de trabalho”. A reabertura ao público ainda não tem data, mas está para breve garantiu o empresário. Atualmente decorrem os trabalhos de restauração, como pinturas, canalizações, carpintaria e jardinagem. Para abraçar o projeto, João Simões sublinha que contou com o apoio do IEFP (instituto do Emprego e Formação Profissional) para a contratação de mão-de-obra e do município de Elvas.
João Simões desempenhou o cargo de diretor da Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante cerca de dez anos, entre os anos de 1994 e 2004.
Contatada pela Rádio Campo Maior a ENATUR confirmou o aluguer com opção de compra, mas não revela os valores envolvidos neste processo que tem vindo a decorrer nos últimos três meses.
A Pousada de Elvas, a mais antiga do país, encerrou em abril do ano passado e chegou a estar à venda por um milhão de euros, dois anos após ter sido remodelada.