
Fevereiro, em Mora, é sinónimo de Migas, numa iniciativa gastronómica que transforma o concelho num verdadeiro ponto de encontro para apreciadores da boa gastronomia.
Ao longo do mês, a tradição ganha lugar à mesa, convidando habitantes e visitantes a celebrar a identidade alentejana através da sua cozinha. Os cerca de 15 restaurantes participantes apresentam propostas diversificadas e criativas de migas, um dos pratos mais representativos do Alentejo.
O objetivo desta iniciativa, que já vai na sua 13ª edição, foi, desde o primeiro momento, “criar um motivo para que o turismo se faça sentir de alguma forma num mês de época baixa”, começa por recordar o presidente da Câmara de Mora, Luís Simão de Matos. Se até então era em fevereiro que, “por norma, os restaurantes do concelho tinham uma faturação relativamente mais curta”, com o Mês das Migas “as coisas inverteram-se um bocadinho”.
“Ao longo destes anos os restaurantes habituaram-nos a algumas surpresas, desde migas de tomate, migas de feijão com couve, as nossas tradicionais migas de espargos, migas de ovas, migas de pimentos, enfim, uma grande variedade de migas”, acrescenta o autarca.
Prometendo novidades para a edição do próximo ano, como a possibilidade da criação das “Maiores Migas do Mundo”, Luís Simão de Matos revela ainda que a iniciativa inclui, aos fins de semana, animação musical nos restaurantes aderentes, com os grupos de cantares do concelho.















