Skip to content

Proteção Civil alerta para mau tempo: Alentejo com chuva forte, vento e risco de subida de caudais

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, provocado pela depressão INGRID. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão previstos para os próximos dias períodos de precipitação por vezes forte, vento intenso, forte agitação marítima e queda de neve, com maior impacto entre 22 e 24 de janeiro.

A Proteção Civil alerta para possíveis inundações em meio urbano, cheias, instabilidade de vertentes, piso rodoviário escorregadio e riscos associados à forte agitação marítima, recomendando a adoção de comportamentos preventivos, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de drenagem, a fixação de estruturas soltas e uma condução defensiva.

No que diz respeito ao Alentejo, a previsão aponta para períodos de chuva por vezes intensa, sobretudo durante a tarde e início da noite desta quarta-feira, bem como vento forte com rajadas, em especial nas terras altas da região, com maior intensidade esperada nos dias 23 e 24 de janeiro. A Agência Portuguesa do Ambiente alerta ainda para a possibilidade de subida de caudais na bacia do rio Guadiana (sul), podendo ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos em zonas historicamente mais vulneráveis.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à população para que acompanhe as informações meteorológicas e siga as indicações das autoridades, evitando comportamentos de risco e adotando medidas de autoproteção, sobretudo nas áreas mais expostas aos efeitos do mau tempo.

Compartilhe este artigo: