
Enquanto serviço da Câmara Municipal de Arronches, o projeto Radar Social não só faz o acompanhamento diário da situação da comunidade, com especial atenção para os casos de maior vulnerabilidade, como tem vindo a promover, amiúde, várias ações de sensibilização ou sessões terapêuticas junto da população.
Uma dessas ações teve lugar no Centro Interativo da Ruralidade de Arronches na tarde desta segunda-feira, dia 17 de novembro, tendo sido efetuado o convite ao Instituto Politécnico de Portalegre para dinamizar uma atividade que teve como tema principal a ‘Humanização dos Cuidados’.
As professoras e coordenadoras da Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Isabel Muñoz e Tatiane Valduga, apresentaram-se diante de um grupo onde se encontravam a vereadora do Município de Arronches, Maria João Fernandes e as técnicas da autarquia, Ana Paula Tavares e Glória Lopes Adega, ao lado de cerca de duas dezenas de representantes de instituições da região, entre as quais o Agrupamento de Escolas de Arronches e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.
A tarde foi dividida entre uma componente mais teórica e outra mais prática, com os presentes a serem distribuídos por grupos para análise de um caso prático, levando em consideração a aplicação dos conhecimentos e ferramentas anteriormente apresentados.
A iniciativa realçou a importância da formação contínua, do trabalho em rede, da promoção na humanização dos cuidados assente na empatia, na proximidade, na ética, na literatura, ou seja, centrados na dignidade das pessoas.















