Skip to content

Escavações arqueológicas no Castelo de Montemor para reconhecimento da Igreja de Santa Maria da Vila

Um grupo de estudantes de Arqueologia realizou, em junho, escavações no Castelo de Montemor-o-Novo, num conjunto de trabalhos que têm como objetivo o reconhecimento da Igreja de Santa Maria da Vila, uma das maiores e mais importantes do castelo e a única das quatro existentes que se perdeu. As últimas pesquisas tinham sido feitas há 13 anos.

A descoberta da igreja vai permitir a identificação da praça central onde se encontravam os principais edifícios e de onde partiam as principais ruas da vila medieval de Montemor.

“Estamos à procura da Igreja de Santa Maria da Vila. Na verdade, temos uma georeferenciação que nos indicava que a igreja poderia estar situada no local que tivemos a escavar no último mês, mas não temos a certeza que, de facto, seja aquele edifício. Esta é uma primeira fase. Nós gostaríamos de conseguir escavar toda a área da vila, entre muros – a vila habitada dentro do castelo foi até ao século XVI ou XVII – e assim termos também mais um atrativo turístico, em paralelo, tendo também mais conhecimento sobre a nossa história e sobre o nosso património cultural”, explica António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

“Nós encontrámos, para além de algumas peças, a estrutura de um edifício que, como disse, ainda não temos a certeza que seja a igreja, mas uma vez que está na rua, onde há outra igreja, que vai ter ao Paço do Concelho. Claramente faria sentido que ela ali estivesse, pois era uma das principais ruas da vila medieval”, diz ainda o autarca.

As escavações, que deverão estar de regresso em outubro, foram financiadas pelo Município de Montemor-o-Novo e contaram com a participação e a parceria de estudantes de Arqueologia das Universidades de Lisboa, Porto, Algarve e Évora.

Compartilhe este artigo: