Skip to content

Finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas benzem pastas e queimam fitas este sábado

Cerca de 200 finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) reúnem este sábado, 17 de maio, na cidade, os seus familiares e amigos, para um dos momentos mais aguardados das suas vidas de estudante: a bênção das pastas e a queima das fitas. Para além dos finalistas das Licenciaturas, também os finalistas do Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) participam nestas cerimónias.

As celebrações, tal como revela Guilherme Cruz (na foto), membro da Comissão de Finalistas, iniciam-se logo pelas 8h40, com a entrega das pastas à comissão. Às 9 horas, as pastas são entregues aos finalistas, no adro da Igreja da Sé, onde, às 10h30, terá lugar a missa da bênção das pastas. Segue-se uma pausa para almoço, estando a queima das fitas prevista para as 15 horas, na Praça da República. A festa só termina depois do já tradicional banho dos finalistas na fonte da Rua da Cadeia.

Este acaba por ser sempre um momento importante, quer para os alunos que, terminados os seus cursos, se despedem da cidade que os acolheu ao longo dos últimos anos, quer para as próprias famílias, que veem os estudantes concluírem mais um ciclo de estudos. Para muitos, segue-se a entrada no mercado de trabalho, para outros o ingresso num mestrado ou numa pós-graduação.

Até amanhã, os finalistas têm oportunidade de se divertir naquela que é também a sua festa académica, no coliseu da cidade. A verdade é que face a outras escolas do país, a de Elvas desde sempre se desassociou da sua sede, em Portalegre (IPP), mesmo nestes momentos de animação. Contudo, para Guilherme Cruz, não há aqui qualquer tipo de rivalidade. Este finalista de Enfermagem Veterinária destaca ainda a qualidade do cartaz deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas, face a anos anteriores.

Compartilhe este artigo: