
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro promove, este sábado, 22 de março, o 1.º Festival Internacional de Coros em Elvas, a partir das 18 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a antiga Sé da cidade.
Ao coral anfitrião do evento juntam-se, neste concerto, dois coros espanhóis convidados: o Coral Nuestra Señora de la Esperanza, de Valencia del Ventoso, e o Coro Aedos, de Madrid.
“A ideia do festival internacional surge de uma simplicidade tão grande como a de estar a organizar troféus que foram dados, há cerca de 20 anos, ao Coral. O Coral faz 38 anos de história e estamos a organizar a sala de exposição. Há por ali alguns troféus de festivais criados entre o Coral e o Município de Elvas e, claro, juntamente com aquela comichão de criar um evento especial na cidade, para que não façamos só os habituais intercâmbios corais, pensei porque não trazer não um, mas dois coros a Elvas”, começa por dizer o presidente da associação e maestro do Coral Públia Hortênsia de Castro, Vasco Almeida.
O objetivo é que, nas próximas edições deste festival, mais coros, de outros países, se possam juntar ao Coral Públia Hortênsia de Castro: “os contactos passam fronteiras e trata-se de fazer um intercâmbio cultural e de tentar dar outra visibilidade à cidade, que já a tem, pelas novelas e pelo seu património”. O festival surge com o propósito de promover a música coral, fomentar o intercâmbio cultural entre agrupamentos nacionais e internacionais e valorizar o património artístico e histórico de Elvas. Além do seu impacto cultural, o festival contribui para a dinamização turística da cidade e para a promoção de Elvas enquanto destino cultural de referência.
Durante o concerto, será apresentado um repertório “variável”, sempre com “cuidado e respeito” pelo espaço em que se realiza este festival, garante o maestro. Serão interpretadas “canções populares, música do pop atual e algumas religiosas”, adianta Vasco Almeida, dando conta que até um tema dos Coldplay será possível ouvir no decorrer do evento. As entradas neste concerto, à semelhança do que acontece em todos os outros eventos organizados pelo Coral Públia Hortênsia de Castro, são gratuitas.
A entrevista completa ao maestro do Coral Públia Hortênsia de Castro, Vasco Almeida, para ouvir no podcast abaixo: