Associação “Casa EquiAtiva” apresentada este sábado no CIFA

A nova associação de Campo Maior, a “Casa EquiAtiva” é apresentada no próximo sábado, 27 de maio, no CIFA – Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior.

Com o objetivo de prestar apoio a crianças, jovens e adultos portadores de deficiência, bem como às suas famílias, o projeto surge da união de esforços entre três mulheres: as educadoras de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e a geógrafa Dália Nunes.

“Verificámos que havia muitas lacunas na área da deficiência, então juntámo-nos a ver o que poderíamos fazer relativamente a estas lacunas, e foi a partir daí que surgiu a associação”, revela Anabela Carlos.

Além da ajuda a pessoas portadoras de deficiência, a associação pretende também “dar um apoio às famílias”, explica Anabela, uma vez que “muitas vezes sentem-se perdidas e não sabem a quem recorrer”.

A Casa EquiAtiva vai ter a sua sede na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

A apresentação do projeto vai acontecer este sábado no auditório do CIFA, a partir das 10h00, num momento que conta com uma programação diversificada durante toda a manhã.

Pelas 10h30 acontecerá a apresentação propriamente dita do projeto, seguindo-se pelas 11h00 uma conversa, sobre o tema “A deficiência chegou, e agora?”. Já pelas 11h45, tem lugar um pequeno momento musical seguido de um espaço para testemunhos de vida. Ao fim da manhã, pelas 12h30, acontece a sessão com debate aberto ao público sobre “Direito à inclusão – que leis nos regem?”.