Skip to content

Sociedade Ponto Verde leva roadshow “Reciclar é na Boa” às escolas

O roadshow da Academia Ponto Verde, “Reciclar é na Boa”, está a percorrer as escolas de todo o país. Através da uma sessão formativa, a Sociedade Ponto Verde, com esta iniciativa, procura educar e sensibilizar as crianças e os jovens para a reciclagem de embalagens e para as boas práticas ambientais.

“O propósito do ‘Reciclar é na Boa’ está muito ligado com um dos pilares fundamentais da Sociedade de Ponto Verde, que é a educação e sensibilização, neste caso, dos mais jovens. O que pretendemos é conseguir chegar aos mais jovens e ensiná-los sobre a reciclagem das embalagens”, começa por explicar o coordenador de marketing e comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Lagoa.

O objetivo mais prático passa por, através deste roadshow, “correr as escolas de todo o país e dar uma aula sobre reciclagem de embalagens, uma aula que se pretende interativa, com jogos e com recurso a vídeos, para que os mais novos possam aprender sobre a reciclagem e depois transportar esse conhecimento para casa, que é, às vezes, mais imediato, mas que eles fiquem com este ‘bichinho’ de reciclagem”.

Atualmente, o projeto destina-se apenas às turmas de 1º e 2º ciclos. “Mas vamos tentar, a partir de janeiro, alargar um bocadinho mais, para chegar aos mais pequeninos também”, adianta o responsável.

Ao nível da reciclagem, Ricardo Lagoa diz que “há ainda um caminho grande a ser feito”, por dois motivos. “O primeiro motivo está ligado ao que é a sociedade e, portanto, estão sempre a surgir novas crianças, novos nascimentos, há constantemente novos jovens a quem é preciso ensinar. Por outro lado, temos que olhar para as metas e para os desafios que temos à nossa frente. Neste momento, nas embalagens, à exceção do material de vidro, cumprimos as metas, mas essas metas vão se tornar mais ambiciosas em 2025, vamos passar de uma taxa global de 60 para 65, vamos ter que acelerar, e o que percebemos é que o ritmo de hoje não é suficiente. Portanto, ações como a academia e como outras têm um papel fundamental para ensinar, saber em que ponto vai o material, mas também para dar um outro passo, ligado à motivação, a perceber quais os ganhos e as perdas de reciclar ou de não reciclar embalagens, para que mais pessoas façam e haja aqui uma mudança de comportamento”, remata.

Qualquer escola do país, de 1º e 2º Ciclos, que queira receber o roadshow “Reciclar é na Boa” deve fazer a sua inscrição aqui.

Compartilhe este artigo: