Realizou-se na manhã de hoje, 15 de novembro, no Pavilhão Rondão Almeida, em Vila Boim, as comemorações do 101º aniversário do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e do 106º aniversário do Armistício.
O presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, o Sargento-Mor José Miguêns, garante que nem sempre foi fácil garantir que o núcleo se mantivesse aberto, no entanto reitera que estas “são comemorações muito importantes porque mexem a nível social com os nossos sócios e com a sociedade elvense”.
José Miguêns revela ainda que “nem sempre foi fácil manter o Núcleo aberto porque as condições nem sempre foram perfeitas, e tenho que agradecer a todos os meus antecessores, a todos os presidentes e direções que me antecederam, nessa capacidade que apesar dos bons e maus momentos, conseguiram manter este núcleo aberto”, refere o Sargento-Mor.
O presidente do Núcleo referiu ainda que se vai realizar um concerto de natal, em parceria com o Museu Militar de Elvas, no dia 14 de dezembro.
O vereador Hermenegildo Rodrigues esteve em representação da Câmara Municipal de Elvas, e disse que “um dos grandes propósitos do município é apoiar de viva voz e com a nossa presença tudo aquilo que são iniciativas do nosso associativismo”, referiu o autarca.
“É muito importante fazer estas cerimónias, e não esquecer estas pessoas que representaram o nosso pais e a nossa vila, e que lutaram muito pela nossa vila depois de virem da guerra”, revela João Guerra, tesoureiro da União de Freguesias da Terrugem e Vila Boim.
Nesta cerimónia esteve também Fátima Pinto com alguns alunos da escola de Vila Boim, e referiu que “é de uma importância extrema” a presença dos educandos nestas iniciativas.
Veja aqui a fotorreportagem da cerimónia: