Rebelo de Sousa anuncia fim do estado de emergência

MarceloO presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declaração ao pais diz que “ouvidos os especialistas, os partidos com assento parlamentar e o Governo, decidi não renovar o estado de emergência”.

Marcelo explica que “nesta decisão pesou a estabilização e até a descida do número médio de mortes, de internados em enfermaria e em cuidados intensivos e a diminuição do R(t)”. Segundo Rebelo de Sousa  “o facto de já ter passado um mês da Páscoa e da primeira abertura das escolas”. Foi tomado em conta “o que significaria o reconhecimento do disciplinado sacrifício desde novembro e mais intensamente desde janeiro” e também “como esperança mobilizadora do que nos espera a todos, na vida, na saúde e na economia”.

O Presidente da República diz que “pesou o aumento de testagem”, mas “ainda mais o aumento da vacinação”. Admite que “cada abertura implica mais responsabilidade” e que os tempos próximos serão ainda “muito exigentes”. O chefe de Estado diz que esta é “uma luta de todos” e que “é preciso contar com cada um de nós”.