“Roteiro Nacional para a Adaptação 2100” apresentado na CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo tem vindo a dar uma especial atenção à temática das alterações climáticas.

Neste sentido, no passado dia 22 de abril, a CCDR associou-se à APA, na realização do seminário “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100” durante o qual foi apresentado os resultados finais do projeto Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 (RN 2100), tendo a vice-presidente Carmen Carvalheira feito a abertura e participado no decorrer dos trabalhos.

De referir que o RN 2100 identifica os cenários climáticos de referência e avalia os riscos climáticos das alterações climáticas, com especial enfoque na modelação de impactes em zonas costeiras, recursos hídricos, agrofloresta e no domínio dos incêndios.

Dada a importância dos resultados alcançados, que estão alinhados com a Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo (fazer ligação com o sítio onde está localizada a ERAACA) estes devem ser uma referência para as políticas de adaptação.