Diretora-Geral da Saúde garante que “Portugal tem excelente cobertura vacinal, mas há desafios”

O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, recebeu na manhã desta terça-feira, dia 23 de abril, a sessão nacional “Vacinas: A Proteger Gerações”, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e integrada no programa de atividades da Semana Europeia da Vacinação 2024.

A sessão contou ainda com a apresentação do relatório sobre vacinação, no nosso país, relativo a 2023. A Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, refere que “Portugal tem uma excelente cobertura vacinal, ou seja, acima de 95%, que é a meta internacional”, pelo que considera que “são boas notícias, que resultam do esforço conjunto de todos os profissionais de saúde”.

Portugal acompanha assim a tendência europeia, sendo um “dos melhores exemplos, o que é motivo de “orgulho, mas sem deixar de olhar para os desafios, que já são alguns, a nível internacional, nomeadamente a hesitação vacinal, pelo que o objetivo é trabalhar para que isso não atinja Portugal”, garante Rita Sá Machado.

A Diretora-Geral da Saúde revela que “é com muito gosto” que a DGS acompanha o processo de vacinação, para mostrar que “é importante ao longo de todo o ciclo de vida”.

O objetivo de esta ação ter sido realizada em Arronches, passa por “descentralizar” os eventos da DGS dos grandes centros urbanos, para contribuir para o bem-estar dos cidadãos e dos profissionais de saúde de todo o país”.

Já o presidente do Conselho de Administração das Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Joaquim Araújo, explica que, no distrito, “há uma longa experiência e um bom índice de desempenho nas campanhas de vacinação, o que resulta “do trabalho dos profissionais de saúde que pretendem “alcançar sempre mais pessoas, com a vacinação, que permite que se protejam gerações”.

Para o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, o facto de esta sessão decorrer na vila, “dá um maior destaque a Arronches”, pelo que é para si “é um gosto colaborar com este tipo de iniciativas”.

Antes do início da sessão, a Diretora-Geral da Saúde teve ainda oportunidade de assitir a um momento musical pelo Grupo Pedrinhas de Arronches.