Empada de Arraiolos “não é melhor nem pior, é diferente”

A Empada de Arraiolos apresenta, na sua confeção, uma relação íntima com a Gastronomia Alentejana. De formas diversas, foram transmitidos estes saberes seculares envolvendo sabores tradicionais que enchem de bons aromas a cozinha.

José Franco (na foto) está na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, em Arraiolos, a fazer demonstração de confeção de empadas com o intuito de “desmistificar a empada e mostrar às pessoas que é fácil fazer, seguindo as normas obrigatórias em termos de tempero. Estamos abertos a que as pessoas possam meter a mão na massa e experimentar a fazer. A carcteristíca que as empadas têm é contar com carne de galinha ou caça, tendo como tempero obrigatório a mangerona e um toque de vinagre”.

Para José Franco, a empada de Arraiolos “não é melhor nem pior que as outras, é simplesmente diferente. A diferença está nos temperos e acredito que a forma de fechar, que também é muito nosso, dá um toque especial”.

A empada de Arraiolos é um dos produtos de destaque na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada que está a decorrer no multiusos da vila até domingo, dia 6.