O Município de Arraiolos já procedeu ao registo do nógado e da cavaca de Vimieiro como “Marca Nacional”, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos revela que este registo resulta de “um trabalho desenvolvido ao longo de vários meses, em conjunto com os próprios produtores da cavaca e do nógado”. Depois de “recolhidas as receitas, captura das imagens da sua produção, foi criada uma imagem para estes produtos regionais e feito o registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial”.
“Felizmente já anunciámos o registo da marca tanto da nógado como da cavaca de Vimieiro. São dois doces tradicionais do Vimieiro que têm a suas características próprias daquela população. É bom vermos que conseguimos registar este produto e o que esperamos, efetivamente, é promover o desenvolvimento económico, trazer mais pessoas à freguesia e que procurem mais esta doçaria”, referiu.
Sílvia Pinto, salienta ainda que “este registo vai permitir que próprios produtores, ao usarem esta marca, possam projetar de outra forma os seus produtos. Acreditamos que poderá ser feita aqui uma maior disposição, dar uma maior dinâmica não só aqui a nível do concelho ou da região mas em termos nacionais associar uma marca, associar uma imagem a um produto”.