Alunos de 4º ano realizaram hoje exame de Matemática

ExamesMatematica4AnoMais de cem mil alunos portugueses de 4º ano realizaram esta manhã o exame nacional de matemática.

A nossa reportagem esteve na Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas, na Boa-Fé, onde os alunos revelaram que o exame “correu bem” para a maioria, para além da preparação em sala de aula prepararam-se também em casa. Neste exame de Matemática a opinião é unânime: a matéria que mais gostaram foi as frações.Relativamente ao grau de dificuldade, os alunos de 4º ano garantiram que o de Português foi mais acessível.

A professora do primeiro ciclo, Clara Renga, revela que a preparação em sala de aula dos seus alunos foi “muito intensa mesmo”. “Todas as semanas fazíamos uma prova de Português e outra de Matemática”, garante a docente.

Relativamente às dificuldades sentidas pelos alunos nos exames, Clara Renga garante: “a interpretação das perguntas é onde eles falham, mesmo em Matemática, a forma como eles leem as coisas e como as interpretam e é onde eles falham”.

A nota deste exame conta 30% da nota final do ano. Os alunos que tiverem negativa vão ter de repetir a prova, mas caso os pais o entendam, podem ter acompanhamento durante três semanas.

Amanhã, é a vez dos alunos do 6º ano realizarem também o exame nacional de matemática.